Sergipe terá Conferência Estadual de Assistência Social

Sergipe terá Conferência Estadual de Assistência Social
maio 03 12:51 2019 Imprimir Conteúdo

A deliberação foi feita nesta quinta-feira (02), durante a 4a. reunião ordinária do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS). E a conferência já tem data, 16 e 17 de outubro de 2019, e tema Avaliação do II Plano Decenal.

“A decisão do colegiado do CEAS vem fortalecer a participação e controle social em um momento que o Governo Federal usa de diversas manobras políticas e jurídicas para não realizar a XII Conferência Nacional de Assistência Social, cuja convocação foi aprovada na última reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)”, avaliou Itanamara Guedes, presidenta da FETAM e vice-presidente do CEAS representando a CUT/SE.

“Vamos juntos representantes da sociedade civil, trabalhadores, usuários e entidades prestadoras de serviços socioassistenciais, e  o poder governamental, através da SEIT fortalecer a participação social e o SUAS!”, completou a vice-presidente do CEAS, que participou da decisão.

Ela explica que a conferência será um espaço de mobilização da sociedade em defesa do SUAS. “A política nacional de Assistência Social passa por um processo de desmonte diante do desfinaciamento imposto pelo Governo Federal com o corte no orçamento”, frisou Itanamara, ressaltando que o recurso do governo federal destinado à política de assistência para 2019 só tem capacidade de custear as ações da pasta até maio deste ano.

Ainda durante a reunião foram discutidos temas como a prestação de contas do exercício de 2018; orçamento de 2019; a necessidade da aprovação da Lei do SUAS na ALESE, e a relação do SUAS com o Sistema de Justiça.

Por Débora Melo

Foto assessoria

  Editoria: