Projeto Aula Digital: Iniciativa beneficiará mais nove unidades de ensino de Socorro

Projeto Aula Digital: Iniciativa beneficiará mais nove unidades de ensino de Socorro
maio 03 05:26 2019 Imprimir Conteúdo

A cerimônia de entrega das maletas com equipamentos tecnológicos do Projeto Aula Digital aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Nossa Senhora do Socorro. Na oportunidade, nove diretores escolares receberam a maleta contendo os kits tecnológicos.

“É de extrema importância estabelecer parcerias com as fundações e iniciativas privadas para transformar a realidade”, reconheceu o prefeito, Padre Inaldo Luís da Silva, ao reforçar o empenho e responsabilidade da secretária municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, e de toda sua equipe. “Educação pode ter investimentos, mas se não tiver o envolvimento humano e comprometimento não há avanços, pois se não existir dedicação não é possível fazer o diferencial”, complementou, ao registrar que a Semed conta com o esforço de profissionais altamente preparados.

Para a secretária municipal de Educação, a tecnologia pode ser uma excelente aliada quando utilizada com o objetivo pedagógico. Segundo ela, o Projeto Aula Digital irá fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. “O nosso propósito, enquanto educadores, é o de transformar essa sociedade. Nosso trabalho visa assegurar o acesso, a permanência e o sucesso das nossas crianças e adolescentes no espaço escolar”, ressaltou. “Para alcançar o sucesso é preciso atuar com profissionalismo, responsabilidade e compromisso”, adicionou a secretária.

Projeto Aula Digital

O Projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária “La Caixa” que visa criar melhores oportunidades para crianças com a inovação nas escolas e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. O Aula Digital oferece formação presencial continuada e em serviços aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Semed. Além disso, disponibiliza o acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais.

O técnico da Semed e ponto focal do Projeto, Danielson Barreto, relembra que no ano de 2017 o prefeito assinou o termo de adesão ao projeto. “Desde então, aconteceram várias formações que atenderam centenas de professores e milhares de crianças”, apresentou, ao comentar que em agosto de 2018 foram 17 unidades de ensino que receberam os kits. “Neste momento, nove escolas farão parte da iniciativa e em 2020 mais seis unidades de ensino contarão com os equipamentos. Dessa maneira, totalizando cem por cento dos alunos do 1° ao 5° anos que integram o projeto”, assegurou.

As nove unidades de ensino que receberam os equipamentos foram as Escolas Municipais Anália Vieira, Eduardo Viana, Elisa Teles, Gentil Daltro, Josefa de Santana, José Teixeira da Cruz, Major João Teles, Santa Terezinha e a João Vasconcelos.

A diretora da E. M. José Teixeira da Cruz, Maria José de Oliveira Santos, não disfarçou a alegria ao receber os equipamentos tecnológicos. “Será maravilhoso tanto para os professores, quanto para os alunos”, mencionou.

Projeto Aula Digital atende ao que está previsto no Currículo de Sergipe e no Plano Municipal de Educação

Segundo Andreza Mattos, gestora da Diretoria de Educação, o Projeto Aula Digital dialoga com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o currículo de Sergipe. “Na competência de cultura digital mostra como é importante o uso das tecnologias de forma ética para contribuir no processo de aprendizagem”, disse. “Outro ponto relevante é que o Projeto Aula Digital também atende ao Plano Municipal de Educação, na meta 5 que determina que é necessário alfabetizar as crianças até o 3° ano do Ensino Fundamental: complementada pela 5.2 que destaca o uso da tecnologia com o intuito de otimizar os processos de ensino”, frisou a diretora.

Formação do dispositivo

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo prefeito, Padre Inaldo, a secretária municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Paiva Silva, o técnico da Semed e ponto focal do Aula Digital em Nossa Senhora do Socorro, Danielson Barreto, o diretor da Escola Municipal Izídio Marques, Valter Silva de Jesus. Também marcou presença a vereadora Geo da Rocha.

Por: Lívia Lessa

Fotos: Edilson Menezes

  Editoria: