Prefeitura realiza limpeza preventiva no canal do Tramandaí

Prefeitura realiza limpeza preventiva no canal do Tramandaí
maio 06 05:49 2019 Imprimir Conteúdo
Com a aproximação da época com maior incidência de chuvas, a Prefeitura de Aracaju está realizando a limpeza preventiva dos canais da cidade. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) começou, na semana passada, a limpeza do canal do Tramandaí, na zona Sul da cidade, com o objetivo de evitar transtornos como inundações e alagamentos. O trabalho é fruto de um estudo minucioso da área, de forma que não gere danos ambientais para a região.
Por ser um canal extenso o trabalho deve durar entre 15 e 30 dias, com equipes da Emsurb atuando tanto manualmente quanto com a limpeza mecanizada, utilizando a retroescavadeira. Além disso, é preciso aguardar a secagem da lama retirada e a retirada das árvores que invadem o local.
A ação faz parte de um esforço que está sendo realizado por toda cidade, buscando evitar transtornos em caso de um volume acima do razoável de chuva. “Com essa limpeza, vamos melhorar muito o fluxo nesta região. Esse canal é muito importante porque termina na Beira Mar, portanto vão diminuir as enchentes na Praça da Imprensa. Estamos fazendo essas obras de prevenção por toda cidade, já aconteceu no Santa Maria e agora ocorre aqui no Jardins. Preparamos nossa cidade para resistir às chuvas de inverno que estão chegando. Na nossa ideia, é melhor prevenir do que remediar, esse é um trabalho que vai melhorar a vida do aracajuano”, ressalta o prefeito Edvaldo Nogueira, que acompanhou o andamento do serviço nesta sexta-feira, 3.
A articulação é intersetorial, envolvendo, além da Emsurb, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil. Ela está dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura e busca garantir a segurança da população e a organização da cidade.  “É uma ação preventiva, faz parte do nosso plano de contingência, elaborado pelo Comitê de Gerenciamento de Crises. Uma das obrigações da Emsurb é essa limpeza antecipada, sobretudo nos períodos chuvosos. Esse canal do Tramandaí tinha muitos anos que não era limpo, precisava de uma ação efetiva nossa, porque o nível do canal da Pedro Valadares estava sendo mantido, o que poderia gerar problemas, caso ocorresse um volume de chuva maior”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Como o canal fica ao lado do parque Tramandaí, uma área de proteção ambiental, a administração municipal precisou fazer uma análise cuidadosa das ações de limpeza possíveis e submetê-la à avaliação do Ministério Público Federal, na busca por evitar qualquer tipo de poluição. “ Estamos sendo bastante cuidadosos para executar o serviço, por conta da importância do parque. Por conta do estudo que desenvolvemos estamos tendo êxito, deixando o canal com fluxo de entrada e saída. Queremos evitar a água estagnada, uma vez que ela gera mal cheiro e acumula resíduos, portanto estamos aprofundando o canal, o que vai evitar qualquer tipo de problema para os aracajuanos”, garante o gestor da Emsurb.
Foto Ana Licia Menezes
  Editoria: