Governo empossa superintendente executivo e superintendente especial de Esportes da Seduc

Governo empossa superintendente executivo e superintendente especial de Esportes da Seduc
maio 03 13:30 2019 Imprimir Conteúdo

 

Foram empossados o professor Ricardo de Santana e a professora Mariana Dantas, em substituição, respectivamente, aos professores Everton Siqueira e Antônio Hora Filho

Em solenidade oficial realizada nesta sexta-feira, 3, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em Aracaju, o secretário da pasta, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, deu posse ao superintendente de Estado e a superintendente especial de Esportes do órgão, José Ricardo de Santana e Mariana Dantas Mendonça de Gois, respectivamente.

Doutor em Economia de Empresas, o professor Ricardo de Santana substituiu, no cargo de superintendente executivo da Educação, o professor Everton Siqueira. Ex-carateca e professora de Educação Física, Mariana Dantas assumiu a superintendência especial de Esportes em substituição ao professor Antônio Hora Filho. Ambos os recém-empossados já estavam atuando na pasta.

Durante a solenidade, Josué Modesto destacou que, por determinação do governador Belivaldo Chagas, a Seduc passa por uma fase de reformatação administrativa para melhor integração entre as áreas da Educação as do Esporte e as da Cultura, de modo a torna-las mais ágeis e eficientes.

“Temos o desafio de superar as nossas limitações orçamentárias. Nesse sentido, temos de estabelecer prioridades e focar na busca de resultados. E tanto Ricardo quanto Mariana têm muita competência para esse trabalho”, disse o secretário estadual da Educação, do Esporte e da Cultura, ao desejar boas-vindas aos novos gestores.

Segundo Josué Modesto, a professora Mariana Dantas assume o cargo com a missão de integrar, ainda mais, as atividades esportivas à Educação e, o currículo da nova superintendente especial de Esportes, frisou o secretário, ilustra bem a importância do esporte enquanto atividade motivadora da Educação e uma afirmação da cidadania e de valores culturais, da saúde e da vida. “Mariana é uma profissional vitoriosa, muito dedicada à área do esporte e que acredita na educação. Temos certeza da capacidade dela de superar os desafios que estão postos nesta área”, ressaltou.

Referindo-se ao recém-empossado superintendente executivo de Estado da Seduc, Josué Modesto destacou a capacidade de gestão do professor Ricardo de Santana nos cargos públicos que este já ocupou e citou algumas das atribuições do cargo. “O que esperamos do professor Ricardo, na superintendência executiva é que ele seja, de fato, o capitão do time, o responsável por organizar a equipe, acompanhar a execução das tarefas e transformar ideias em ações concretas que nos conduzam a bons resultados”, disse o titular da Seduc.

Ao reconhecer como um grande desafio profissional a missão de assumir o cargo de superintendente especial de Esportes, a professora Mariana Dantas de Gois se mostrou confiante em poder contar com a colaboração de toda equipe da pasta. Ex-diretora de Esportes da extinta Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Mariana destacou que não há receita melhor para superar desafios que unir o esporte à educação.

“Temos projetos muito promissores para serem colocados em prática. Alguns nos possibilitarão colher os frutos em curto espaço de tempo, e outros serão como sementes plantadas para uma colheita em futuro próximo, de modo que tenhamos uma educação que forme cidadãos de forma integral, de maneira plena. O esporte, assim como a Educação, são elementos essenciais na vida do ser humano. E, nesse sentido, temos a missão, na Seduc, de efetivar a educação física escolar”, afirmou Mariana, em tom de agradecimento, logo após assinar o termo de posse.

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe, José Ricardo de Santana destacou que pautará sua atuação, no cargo de superintendente executivo de Estado da Seduc, em três pilares principais.

“Assumo hoje mais um desafio enorme, e pretendo deixar um legado não só para a geração atual mas paras gerações futuras também. No primeiro pilar temos como foco principal a busca pela qualidade do serviço que entregamos à sociedade, prezando pelo respeito aos nossos públicos internos e externos. No segundo pilar, vamos atuar pela melhoria da interação entre os diversos setores da pasta, de modo a encontrar boas soluções aos desafios que estão postos. E, como terceiro pilar, a superação das nossas restrições orçamentárias”, destacou o professor José Ricardo de Santana.

Os termos de posse foram lidos pela chefe do Gabinete da Seduc, Rosilene Maria Santos. Prestigiaram o evento, além dos diretores e coordenadores dos departamentos da Seduc, o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor José Sebastião dos Santos Filho; familiares e amigos dos novos gestores recém-empossados.

José Ricardo de Santana

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças.

Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS), vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mariana Dantas Mendonça de Gois

A professora de Educação Física e ex-carateca, Mariana Dantas Mendonça de Gois é graduada em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Tiradentes (2008). É pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo pela Gama Filho (2011). Assume seu terceiro cargo público, ter sido coordenadora de esportes de Alto Rendimento na Prefeitura Municipal de Aracaju e diretora de Esportes no Governo de Sergipe, com experiência na organização e administração de eventos esportivos.

Enquanto atleta profissional, Mariana Dantas é Faixa Preta 2º Dan de Karatê e maratonista, atleta da Seleção Brasileira de Caratê de 2000 a 2010 e campeã mundial de caratê em 2002 (Birmingham/ Inglaterra). Participou de quatro maratonas como atleta amadora e das maratonas de Paris 2016, de Santiago do Chile 2017, de Santiago do Chile 2019 e do Desafio Cidade Maravilhosa Rio de Janeiro 63km 2018.

Foto Maria Odilia

Assessoria de Comunicação da SEDUC

  Editoria: