Fábio Reis repudia discurso contra a Universidade Federal de Sergipe

Fábio Reis repudia discurso contra a Universidade Federal de Sergipe
maio 03 16:31 2019 Imprimir Conteúdo

 

O deputado federal Fábio Reis (MDB), coordenador da bancada sergipana na Câmara Federal, saiu em defesa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta sexta-feira (3), após declarações do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, acerca do corte das verbas para as universidades públicas.

Durante entrevista à Globo News, Onyx Lorenzoni apontou deficiências na UFS, afirmando que a instituição não possui programas de pós-graduação com nota máxima do MEC, além de gerar muitos custos ao governo. Ao comparar o valor dos investimentos de cada instituição, houve equívoco em diversos dados, inclusive nos que falam da quantidade de alunos.

Segundo comunicado oficial da UFS, a universidade possui 54 programas de pós-graduação, quatro deles com nota cinco pela Capes. Ainda de acordo com o texto, aproximadamente 90% dos alunos de mestrado (1.511) e doutorado (724) do Estado são da UFS.

“O número de programas de pós-graduação da UFS saiu de 10 em 2007 para 54 em 2018, um crescimento de 440%. A UFS é uma instituição pública com mais de meio século de serviços prestados à sociedade, é a única universidade pública do estado, patrimônio imaterial da sociedade sergipana”, explicou a nota do reitor da instituição, Angelo Roberto Antoniolli.

“A UFS é a única instituição de ensino do Estado que conta com dois hospitais universitários, um em Aracaju e outro em Lagarto, minha cidade. Esses hospitais atendem exclusivamente pelo SUS, incluindo atendimento especializado para crianças portadoras de microcefalia. Nos campus há pesquisa para prevenção e tratamento de doenças como chikungunya e zika vírus, que atingem grande parte da população brasileira”, afirmou o deputado.

Fábio Reis destaca que a UFS consta no 38º lugar entre as melhores universidades do País pelo ranking da Folha de SP, além de ter papel fundamental na pesquisa científica do Brasil. “Diferentemente do que disse o ministro, as bases de dados do Ministério da Educação indicam a UFS com desempenho muito acima em relação a outras instituições de ensino superior do Estado. Não podemos nos equivocar quando falamos de educação. Sergipe tem duas das melhores universidades do País”, finalizou o parlamentar.

Da assessoria

  Editoria: