Deso relata problemas na captação de água devido aumento da vazão do Rio São Francisco

Deso relata problemas na captação de água devido aumento da vazão do Rio São Francisco
abril 02 13:07 2020 Imprimir Conteúdo

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), vem informar que devido às fortes chuvas que acometeram os estados de Sergipe e Alagoas, em especial o município alagoano de Santana do Ipanema, fizeram com que muito material fosse trazido para dentro do Rio São Francisco e com isso, aumentado em níveis nunca antes observados a cor e a turbidez da água bruta.

Algumas de nossas captações foram afetadas de modo a ter sido suspensa toda a produção dessas áreas, deixando alguns municípios, que são atendidos pelas águas do Rio São Francisco, sem o fornecimento regular de água tratada. Porém, as condições da água bruta nessas localidades estão voltando a sua normalidade e a operação está retornando gradativamente à sua vazão original.

O que ocorreu nessas localidades está ocorrendo neste momento na captação da Adutora do São Francisco, que atende aproximadamente 65% da demanda por água tratada dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, por isso, foi necessário para atender o mínimo dos padrões de potabilidade da água fornecida, a redução da oferta em várias regiões destes municípios. A Deso vem trabalhando diuturnamente para restabelecer em tempo mais exíguo possível a condição normal de operação, mas salientamos que dependemos da qualidade de água bruta fornecida por aquele manancial.

A Deso pede a compreensão de todos nesse momento de calamidade tanto por questões de saúde pública, como também por motivo de força maior, que utilizem de forma racional a água fornecida, pois estamos restabelecendo gradualmente a oferta de água para a população atingida por estes problemas. Ainda, estamos acompanhando hora a hora as condições da qualidade da água do Rio São Francisco, para que possamos aumentar a água produzida e voltando a condição anterior, possamos atender à população de Sergipe na medida da sua necessidade.

Informações e foto Sedurb

  Editoria: