Acadêmicos de enfermagem doam sangue e aderem ao cadastro de medula óssea

Acadêmicos de enfermagem doam sangue e aderem ao cadastro de medula óssea
maio 06 05:37 2019 Imprimir Conteúdo
A iniciativa solidária visa chamar a atenção para conscientização sobre a importância do ato de doar sangue regularmente e apoiar o tratamento de pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado

Nesta sexta-feira (3), um grupo de acadêmicos de enfermagem da Universidade Ages (UniAges) colaborou com a doação de sangue o cadastro de medula óssea no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa solidária visa chamar a atenção para conscientização sobre a importância do ato de doar sangue regularmente e apoiar o tratamento de pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado.

A professora Aurealice Carvalho, preceptora dos estudantes de enfermagem relatou que a decisão de realizar a doação foi do grupo. “Eles estão finalizando o estágio no hospital José do Prado Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro, e ao se formarem desempenharão o papel de profissionais comprometidos com a assistência e cuidado aos pacientes. A doação mostra o outro lado da saúde aquele em que podemos ajudar com uma parte do nosso organismo, onde o sangue é produzido”, ressaltou.

Comprometida com o próximo Emilly Rafaela de Jesus realizou a primeira doação de sangue. Ela disse que o principal fator estimulador foi saber que sua atitude vai colaborar com o ato de salvar vidas. “Dá um receio no início, mas esse gesto é algo muito maior e devemos sempre nos colocar no lugar do outro para praticarmos ações de solidariedade sempre”, frisou.

“A UniAges é uma instituição parceira do hemocentro, já realizamos palestra e campanhas para cadastro de medula óssea. O retorno dos estudante e professores ao serviço mostra o comprometimento de todos com a causa”, destacou Rozeli Dantas, gerente da Captação de Doadores ao convidar os doadores de fator Rh negativo. “São sangues menos presentes na população, dessa forma quem for, O e A negativo e tiver disponibilidade para doação basta ligar para fazer o agendamento nos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-5174”, informou.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Fonte e foto SES

  Editoria: