Zezinho Sobral estimula doação de sangue para fortalecer o estoque do Hemose

Zezinho Sobral estimula doação de sangue para fortalecer o estoque do Hemose
junho 14 15:18 2022

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira, 14, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) usou as redes sociais para alertar a população sobre a importância de fortalecer o estoque no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), serviço gerenciado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e que abastece a demanda transfusional da rede pública de saúde.

“É dia de conscientizar sobre a necessidade de ajudar o próximo através da doação, de fortalecer a rede hospitalar de saúde e que todos podem contribuir com segurança. O simples ato de doar sangue faz a diferença na vida de quem está nos leitos hospitalares, necessitando deste bem precioso diariamente. Doar é um exemplo verdadeiro de fraternidade e amor universal”, destacou.

O parlamentar ressalta que todos os grupos sanguíneos (O, A, B, AB Positivo e Negativo) são necessários. O sangue doado é separado em diferentes componentes como: Hemácias, Plaquetas e Plasma, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

Zezinho Sobral utiliza os canais digitais para mostrar a necessidade de manter ativo o Hemose e incentivar a doação. Para ele, doar sangue é um sacerdócio. O parlamentar ainda destaca a ação de grupos fidelizados da capital e do interior que costumam realizar campanhas para convidar novos doadores a colaborar para a manutenção do estoque.

“São muitos sergipanos que, por vários anos, mantém a frequência e mobilizam grupos. Isso é importante e reflete na cidadania e no amor ao próximo. O Hemose desenvolve um grande trabalho para atrair novos doadores. É fundamental que os doadores fidelizados continuem colaborando com o serviço para garantir o fluxo de abastecimento desse item vital e que salva muitos irmãos que estão na rede pública. É doar de si para cuidar da vida de outras pessoas”, enfatizou.

Zezinho Sobral também destacou o lançamento do aplicativo Cartão Digital do Doador, um aplicativo onde o cidadão terá acesso às informações sobre o tipo sanguíneo, fator Rh, agendamento para doação, certificados e acompanhamento de solicitações. “Um grande avanço no processo. No app, o doador receberá notificações sempre que determinado tipo sanguíneo estiver em falta e a data para uma nova doação. O sistema foi desenvolvido pela equipe da Tecnologia da Informação da Fundação Parreiras Horta e, inicialmente, está disponível para celulares com sistema Android. Em breve, será disponibilizado para IOS”, complementou.

DOAR É FÁCIL

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 Kg, apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, não doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Informações sobre agendamentos podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Foto assessoria

Por Acácia Merici

  Editoria: