Zezinho destina emendas para restauração da Igreja da Conceição dos Homens Pardos de Laranjeiras

Zezinho destina emendas para restauração da Igreja da Conceição dos Homens Pardos de Laranjeiras
maio 13 09:42 2022

 

Laranjeiras é uma cidade sergipana que respira história. Abriga uma grande riqueza cultural muito bem apreciada pelos casarões antigos, ruas e igrejas. Engajado a todas as questões que envolvem o município e sabendo da importância da preservação dos monumentos históricos, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) destinou uma emenda impositiva de R$ 200 mil para que seja iniciado o processo de restauração da Igreja da Conceição dos Homens Pardos, localizada na antiga Praça do Teatro, em Laranjeiras.

“Conseguimos a emenda e faremos o encaminhamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que elabore o projeto de restauração e inicie o processo. Esta igreja é um patrimônio histórico de Laranjeiras e de Sergipe, e precisa ser revitalizada de forma urgente! Preservar a estrutura das igrejas centenárias é fundamental para agregar na pesquisa, na cultura e no turismo sergipano”, afirmou Zezinho Sobral, que é laranjeirense e, durante o mandato na Assembleia Legislativa, vem apresentando muitos resultados dos projetos e indicações para Laranjeiras e Vale do Cotinguiba.

“Estou sempre no município, converso com as pessoas e visito localidades. Fiz uma visita à Igreja da Conceição dos Homens Pardos que, de fato, está precisando de uma restauração urgente e célere. A estrutura está muito ruim, necessita de uma descupinização, escora e uma cobertura provisória até o projeto do Iphan ficar pronto. É o primeiro grande passo do processo”, complementou.

A Igreja da Conceição dos Homens Pardos foi erguida pelo Padre Pedro Antônio de Almeida e é datada do XIX (1843/1860). Segundo historiadores, o imperador D. Pedro II, em visita à cidade em 1860, esteve nas obras. O templo tornou-se um centro de devoção à Virgem da Conceição e possui três altares, sacristia, consistório, um púlpito, o coro e o altar-mor em forma de uma grande coroa para habitar a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

O deputado Zezinho Sobral convida os sergipanos para unir esforços para resgatar o legado e devolvê-lo restaurado ao povo de Laranjeiras para fortalecer o turismo e a cultura. “É um patrimônio belíssimo, com obras de arte internas em painéis, no altar e nas paredes. Tudo vai ser restaurado. É essencial que todos se engajem nisso. Convido outras pessoas e entidades como Arquidiocese, o Município de Laranjeiras e empresas privadas para que todos possam dar as mãos e somar nesta ação muito importante. Preservar o patrimônio é preservar a nossa história e nossa identidade. Quando restauramos, preservamos as referências de uma vida, construída pelos nossos antepassados para firmar um bom futuro para nosso povo”, destacou Zezinho Sobral.

Foto assessoria

Por Acácia Merici

  Editoria: