Zezinho defende fortalecimento dos agentes de saúde e de combate às endemias

Zezinho defende fortalecimento dos agentes de saúde e de combate às endemias
maio 02 13:58 2022

Engajado em ações de promoção ao fortalecimento dos serviços de saúde em Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) participou nesta segunda-feira, dia 02, do Fórum Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Estado de Sergipe, no Colégio João Cruz, município de Barra dos Coqueiros. O encontro reuniu profissionais de todo estado para discutir políticas públicas para avanços da categoria no desempenho das suas funções.

“São profissionais imprescindíveis na construção diária do SUS. Eles estão no dia a dia da Estratégia de Saúde da Família, agregando na Atenção Básica, visitando os domicílios, acompanhando de perto os relatos da comunidade, identificando os problemas e agravos de saúde, fazendo os encaminhamentos. São essenciais para que as necessidades da população alcancem os serviços de saúde”, destacou o deputado Zezinho Sobral.

O Fórum teve a organização do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Barra dos Coqueiros (SACEMBA). Dentre as pautas em debate, estavam direitos e deveres dos ACSs e ACEs, saúde mental em tempos de pandemia e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 09/2022), que estabelece piso salarial para as duas categorias e que será votada no Senado Federal.

“Os agentes são a porta do SUS no Brasil. Eles acolhem as pessoas no primeiro acesso e podem contar com meu apoio PEC 09. Eles merecem e precisam ter qualidade e melhor remuneração. Todos esses profissionais têm o meu apoio para sempre discutir e elaborar políticas públicas para o avanço das categorias, o aprimoramento do sistema e o fortalecimento da assistência ao usuário do SUS. Sempre defenderei esses e todos os profissionais de saúde”, complementou Zezinho Sobral.

O fórum contou com as presenças do representante dos Agentes Comunitários de Saúde em Sergipe, André França, o secretário de Comunicação de Barra dos Coqueiros, Elton Ricarty, representando a gestão municipal, o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias, Radamés Oliveira e o vereador de Estância e também representante dos ACS e ACES do município, Isaías de Jesus.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: