Vereador Dr. Manuel Marcos alerta sobre os riscos da automedicação

Vereador Dr. Manuel Marcos alerta sobre os riscos da automedicação
maio 12 11:10 2022

 

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 11, para alertar a população sobre os riscos do uso de medicamentos sem orientação médica para a saúde.

De acordo com o parlamentar, a venda sem receita de remédios pelas farmácias, apesar de parecer inofensiva, pode trazer grandes consequências e que a pesquisa na internet tem sido vilã no tratamento de diagnósticos mais complexos.

“Antes as farmácias tinham um critério muito grande para liberar determinadas medicações, mas hoje, com o advento da internet, muitas pessoas pesquisam na plataforma e compram com facilidade na farmácia. Faz uso de remédios, muitas vezes, inadequados. Essa tem sido uma prática cada vez mais comum”, explanou.

Dr. Manuel Marcos destacou ainda um dado muito preocupante: “90% da população brasileira faz uso de medicação sem consulta médica. Doenças de repetição têm sido cada vez mais frequentes. A exemplo das infecções, que estão cada dia mais resistentes”, afirmou.

Ao exemplificar as dificuldades encontradas no dia-a-dia, o médico alertou: “ o paciente chega no consultório com um quadro infeccioso, passa-se uma medicação e o tratamento não responde. Muda a medicação e a infecção continua. Depois de muito tempo é que sabemos que fez uso daquele remédio por conta própria. Isso é preocupante, principalmente em casos que a infecção evolui e o paciente precisa de cirurgia, de internação”, frisou.

Dr. Manuel Marcos alerta: “ não tomem medicação sem orientação médica. Eu, como médico, sei que o atendimento anda difícil, principalmente para as pessoas mais carentes, mas não usem medicação sem consulta médica. Evitem ao máximo”, finalizou.

Foto Gilton Rosas

Da assessoria

  Editoria: