Valmir de Francisquinho está inelegível

Valmir de Francisquinho está inelegível
junho 03 08:24 2022

Por Adiberto de Souza *

O pedido de vista ao recurso, que começou a ser julgado ontem pelo Superior Tribunal Eleitoral, manteve a inelegibilidade do pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) e do filho dele, deputado estadual Talysson de Valmir (PL). Agora, o “Pato”, como o ex-prefeito de Itabaiana gosta de ser chamado, terá que voar rápido para que o recurso contra a decisão que o tornou inelegível volte à pauta do TSE antes do dia 5 de agosto próximo, data limite para as convenções partidárias.  Caso isso não ocorra, Valmir será impedido pela Justiça Eleitoral de registrar a sua candidatura a governador, pois, ao terem sido condenados pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral, ele e o herdeiro se tornaram inelegíveis. Tanto isso é fato que ambos recorreram contra a condenação do TRE sergipano. Portanto, ninguém mais do que Valmir e Talysson torcem para que o ministro Carlos Bastide Horbach seja rápido na analise do recurso e, principalmente, que a processo retorne à pauta do STE antes do dia 5 de agosto. Do contrário, a vaca vai pro brejo. Marminino!

Reviravolta jurídica

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, devolveu o mandato de deputado federal a Valdevan Noventa (PL), cassado sob a acusação de compra de votos. O causídico deu um cavalo de pau na condenação imposta ao parlamentar pelo Tribunal Superior Eleitoral, do qual ele também faz parte. Nem precisa dizer que a canetada monocrática do ministro causou espanto no meio jurídico, pois anulou uma decisão de colegiado, em última instância. Resta saber se a hermenêutica de Nunes Marques será mantida pelos demais ministros do STF. Enquanto isso, o deputado federal Márcio Macedo (PT) volta à condição de suplente. Home vôte!

Braços cruzados

A greve dos rodoviários está impedindo que cerca de 120 ônibus da Viação Progresso saiam da garagem. Iniciada ontem, a paralisação visa pressionar a empresa a pagar parte do salário de abril. Enquanto isso não ocorrer, milhares de passageiros da Grande Aracaju vão continuar sem ônibus. Pior é que, desde o último mês, os usuários do sistema de transporte coletivo estão pagando 50 centavos a mais para serem transportados em carros velhos, superlotados e, por consequência, inseguros. Só Jesus na causa!

Linda no estaleiro

A vereadora aracajuana Linda Brasil (Psol) é a terceira parlamentar a testar positivo para a covid-19, somente esta semana. Antes dela, Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC) e a Professora Ângela Melo (PT) testaram positivo para a doença. Ambos estão em suas casas e passam bem. Linda contou que o teste feito na última terça-feira deu negativo. Por cuidado, ela decidiu testar novamente ontem e se descobriu infectada. A vereadora informou que está em casa e sem sintomas, devendo participar das atividades parlamentares de forma virtual. Linda revela, por fim, ter tomado as três doses da vacina contra a Covid-19, fundamentais para que ela esteja bem. Melhoras!

Arroz de festa

Quem não larga o pé do governador Belivaldo Chagas (PSD) é o presidente estadual do MDB, Jackson Barreto. Pré-candidato ao Senado, o emedebista tem marcado presença em todas as solenidades organizadas pelo governo. Ontem, por exemplo, JB esteve no evento para assinaturas de ordem de serviço, visando a restruturação de rodovias estaduais na região sul de Sergipe. Além de prestigiar as solenidades oficiais, Jackson aproveita para sentir o que o eleitorado do interior pensa sobre a sua intenção de disputar uma cadeira no Senado agora em 2022. Aff Maria!

Medo da pesquisa

A pesquisa parece ser a principal adversária de alguns pré-candidatos às eleições deste ano. Eles não podem ouvir falar no assunto que sentem calafrios. A continuar brigando com os números divulgados, só porque não são citados, os distintos vão terminar sendo comparados a Dom Quixote de La Mancha, um pequeno fidalgo castelhano que, de tanto ler romances de cavalaria, perde o juízo e sai pelo mundo brigando com moinhos de vento. Só resta a estes políticos visionários e sem votos pedirem ajuda a Sancho Pança. Crendeuspai!

Defesa da UFS

E a vice-governadora Eliane Aquino (PT) lamentou o bloqueio de R$ 15 milhões no Orçamento da Universidade Federal de Sergipe. Segundo ela, ao contrário deste corte, a UFS deveria receber ainda mais investimentos, principalmente após ter sido classificada entre as cinco melhores universidades do Brasil e a mais bem ranqueada do Nordeste pelo Times Higher Education World University Rankings 2022. Eliane defende que a sociedade sergipana se mobilize contra mais esse retrocesso em nossa educação. A vice está certíssima!

Mudança no Sebrae

O empresário Peterson Barros é o novo presidente do Sebrae Sergipe. Ele substituiu Marco Pinheiro, que pediu afastamento do cargo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A licença foi apresentada no último dia 31, cumprindo, portanto, o prazo limite de desincompatibilização que era até o dia 1º deste mês. Marco Pinheiro é empresário do ramo da segurança privada e está na presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae desde 2019. Então, tá!

Cuspindo brasa

Não chamem para o mesmo evento o governador Belivaldo Chagas (PSD) e o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), pois pode ocorrer confusão. O pessedista ficou uma fera ao saber de insinuações dando conta que ele estaria mexendo os pauzinhos para manter a condenação do político itabaianense. Segundo Chagas, Valmir foi condenado pelo TRE, se tornando inelegível, “por conta das irresponsabilidades cometidas por ele”. Após exigir respeito ao adversário, Belivaldo disse esperar que o ex-prefeito e pré-candidato ao governo “seja homem para provar que eu movi uma palha nesse processo dele”. Misericórdia!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Um dos modos de respeito pelo nosso título de eleitor é fazermos a distinção entre quem batalha pela fumaça que sobe do café quentinho na mesa de todos e quem banca um outro tipo de fumaça: a que sobe das queimadas de tudo que é pantanal, mata, floresta”. Pense nisso!

Fé de político

Os políticos estão iniciando agora em junho a longa maratona religiosa para homenagear e pedir graças aos Santos Antônio, João e Pedro. Nas concorridas procissões, os pré-candidatos vão grudar um olho nas imagens dos santos e o outro nos eleitores, enquanto rezam para serem vitoriosos nas próximas eleições. Os políticos também vão pedir ao Apóstolo Pedro que lhes empreste as chaves do Céu para tentarem abrir os corações dos eleitores. Já os safados dos fichas-suja rogarão aos três santos juninos que abrandem os espíritos dos magistrados encarregados de julgá-los. Felizmente, nem sempre os pedidos são atendidos pelos santos casamenteiro, festeiro e porteiro do Céu. Ainda bem, né?

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 4 de julho de 1932.

É editor do Portal Destaquenotícias

  Editoria: