Unit participa da 12ª Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto

maio 06 08:28 2022

 

A participação da Unit na Factob evidencia a importância e o apoio das instituições de ensino para a valorização das tradições locais

De 29 de abril a 1º de maio, a Universidade Tiradentes (Unit) do polo de Tobias Barreto (SE) participou da XII Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto (Factob), a maior da região centro-sul sergipana. Esse evento incentiva a comercialização e a produção de peças produzidas pelos moradores locais.

De acordo com o prefeito da cidade, Dilson de Agripino, a participação da Unit na Factob evidencia a importância e o apoio das instituições de ensino para a valorização das tradições locais “A Unit, presente aqui na 12ª Factob, nos dá a alegria de saber que Tobias Barreto está no caminho certo, tendo a parceria com a Instituição, que vai ajudar a formar os filhos tobienses, não só de Tobias mas das regiões vizinhas de Sergipe e da Bahia.”, pontua o prefeito.

Dilson ainda ressalta a importância que a Unit na contribuição da educação que permite que cada vez mais pessoas ingressem no ensino superior com a ajuda da Educação a Distância (EAD), uma vez que a instituição já está há 10 anos na cidade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. “A Unit em Tobias Barreto partilha a capacidade que ela tem nos cursos aqui na nossa cidade e em outras regionais”, finaliza.

O município conhecido como o sétimo mais populoso do estado de Sergipe, atualmente possui o título de ‘Capital Sergipana dos Bordados’, adquirido por meio do projeto de Lei (PL) 210/2019 aprovado pelo governador Belivaldo Chagas e pela Assembleia Legislativa de Sergipe.

A produção e comércio dos bordados na cidade de Tobias Barreto teve incremento a partir da década de 70. Peças bordadas com pontos: Cruz, Cheio, Matiz, Crivo, Richelieu e Labirinto trabalhados em tecidos como cambraia, linho e algodão, são responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade, gerando empregos, turismo comercial e premiações para Tobias Barreto e seus moradores.

Segundo a gestora do polo EAD da Unit em Tobias Barreto, Ana Paula Correia, o evento é fundamental para a comunidade e para a economia local. “Aqui se trabalha muito tanto o bordado a mão, como o da máquina. Então se tornou algo cultural, em termos de passar de pai para filho todo o conhecimento, como também o sustento dessas famílias que trabalham com isso”, pontua.

Asscom Unit

  Editoria: