“Um reconhecimento necessário”, afirma Kitty Lima sobre aprovação do PL dos Enfermeiros

maio 06 05:52 2022

“Um reconhecimento necessário”, afirma Kitty Lima sobre aprovação do PL dos Enfermeiros

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 04, o Projeto de Lei que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, um marco histórico na luta pelo reconhecimento e valorização da categoria. A decisão foi comemorada pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) que ao longo de sua vida pública tem se posicionado sempre em apoio às pautas de reivindicação dos profissionais da saúde.

De acordo com o texto aprovado pelos deputados, os enfermeiros passarão a contar com o piso nacional de R$ 4.750 para atuação em hospitais públicos e privados. Nos demais casos, o piso será proporcional em 70% para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e para as parteiras.

“A aprovação desse PL representa uma vitória histórica para esses profissionais que são verdadeiros guerreiros e guerreiras que estão diariamente ajudando a salvar vidas. Essa conquista é fruto de muitos anos de luta que tenho acompanhado de perto, sempre colocando meu mandato em favor da enfermagem e abraçando a pauta de reivindicações junto às diversas esferas públicas”, comemora Kitty.

Os profissionais da enfermagem compõem mais de 70% da força de trabalho da saúde, sendo 90% deles mulheres que muitas vezes acumulam dupla ou até mesmo tripla jornada de tranalho. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica há mais de 200 mil profissionais compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, UPAs, centros de especialidades, salas de vacina e nos diversos programas de saúde.

“São trabalhadores que se doam de verdade, que muitas vezes abrem mão da convivência em família e amigos para salvar vidas, estando presentes 24 horas nas unidades hospitalares e atuando desde a porta de entrada e nos serviços de emergência, até internamento, UTIs e centros cirúrgicos. Parabéns aos profissionais da enfermagem por essa conquista, ela é justa e reconhece a importância de todos vocês para a nossa sociedade”, parabeniza Kitty.

Por Felipe Maceió

  Editoria: