Técnicos da equipe da senadora Maria do Carmo fazem levantamento de indicadores de municípios sergipanos

Técnicos da equipe da senadora Maria do Carmo fazem levantamento de indicadores de municípios sergipanos
junho 09 05:33 2022

A ação, segundo a parlamentar, visa contribui para aperfeiçoamento de gestão e planejamento público

A equipe técnica do gabinete parlamentar da senadora Maria do Carmo Alves (PP) realizou, nos últimos dois meses, um amplo levantamento de indicadores de 11 municípios sergipanos, que resultaram na identificação analítica sobre o panorama atual das cidades, em múltiplas áreas: saúde, educação, economia e demografia. “A aplicação de recursos públicos deve ser sempre antecedida de um planejamento robusto, e isso só é possível através de embasamento munido de evidências, dados e informações precisas acerca do território em questão. Nossa iniciativa tem objetivo nobre: contribuir para a boa governança e gestão pública das cidades”, afirmou Maria.

Os relatórios de diagnóstico, que estão sendo apresentados e entregues aos gestores municipais, sistematizaram e organizaram números e informações coletadas em diversos órgãos públicos oficiais, bem como junto a prefeitos e secretários das cidades analisadas. “O intuito é oferecer um olhar mais claro e analítico que possibilite aos gestores avaliar o desempenho de políticas públicas já vigentes, bem como fornecer subsídios para tomadas de decisões, a exemplo da elaboração de Projetos de Leis, aplicações de recursos de emendas parlamentares e a construção de políticas públicas mais assertivas.

As pesquisas possuem várias categorias de informação: indicadores demográficos, economia, emprego e renda, pobreza e desigualdade, educação, saúde, criminalidade, finanças e dados sobre o Cadastro Único de cada município analisado. Cada uma dessas seções contempla uma série de campos específicos que estão dentro de seu escopo temático. Com dados dos últimos dez anos, cada relatório desenha uma visão geral das condições atuais do município nas áreas analisadas, e contextualiza o passado a fim de que os gestores compreendam melhor a progressão dos índices.

“Esse estudo foi feito com muito carinho, afinco e cuidado pela nossa equipe, que não se absteve de levantar dados dos mais variados campos para se chegar a um panorama bastante rico e muito proveitoso aos gestores municipais”, disse Maria, ressaltando que trata-se de uma iniciativa inovadora em Sergipe e que deve garantir melhoria significativa com impactos positivos na vida do povo sergipano.

Já foram contempladas com a análise, os municípios de Propriá, Itabaiana, Campo do Brito, Amparo do São Francisco, Canhoba, Santa Rosa de Lima, Monte Alegre, Cedro de São João, Malhador, Nossa Senhora da Glória e Itabi. “O nosso trabalho é uma grande oportunidade para que os gestores avaliem, por exemplo, quais são os indicadores mais alarmantes do município e como atuar para melhorá-los. Com um bom planejamento estratégico, colhem-se resultados positivos, e quem ganha é a população”, explicou a senadora.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: