TCE vai incentivar criação de conselhos dos direitos da pessoa com deficiência

TCE vai incentivar criação de conselhos dos direitos da pessoa com deficiência
abril 20 12:36 2022

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 19, o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser), Antonio Luiz dos Santos, e assegurou o apoio do órgão à criação dos conselhos em todos os municípios sergipanos.

Conforme o visitante, dos 75 municípios sergipanos, apenas 12 possuem conselhos voltados aos direitos da pessoa com deficiência. “A receptividade foi melhor do que esperávamos. O presidente atendeu ao nosso pedido e ofereceu uma estratégia muito rápida e efetiva na consolidação desse pleito”, comentou Antonio Luiz.

A estratégia elogiada consiste na sensibilização dos gestores dos municípios sempre que estiverem em visita institucional ao TCE.

“É uma causa nobre e justa, que merece todo o nosso apoio; esperamos que cada vez mais municípios tenham seus conselhos atuantes, com trabalhos voltados às pessoas com deficiência”, ressaltou o conselheiro Flávio Conceição.

Outra ação definida na reunião será um evento agendado para o dia 03 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A ideia é registrar a data e homenagear os municípios que se somarem à causa.

“São esses conselhos que vão promover e defender a política pública para pessoa com deficiência, protegendo e acolhendo um universo de 500mil pessoas no estado”, concluiu o presidente do Conser.

Também acompanharam a visita o conselheiro do Conser, Caio de Albuquerque Melo; e o diretor de Comunicação e Mídias do TCE, Habacuque Villacorte.​

Foto: Cleverton Ribeiro

Texto: Hádam Lima

  Editoria: