Tabuleiro sucessório começa a tomar forma

Tabuleiro sucessório começa a tomar forma
maio 05 07:34 2022

Por Adiberto de Souza *

Aos poucos, a classe política vai colocando as peças no tabuleiro sucessório. Além das pré-candidaturas majoritárias já expostas, os partidos começam a discutir nomes para disputar a vice-governadoria e o Senado. Ontem, o postulante ao governo, senador Rogério Carvalho (PT), disse que gostaria de ter o empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco (MDB) como parceiro de chapa. Para que isso ocorra, porém, a direção nacional emedebista precisa decidir com quem ficará a legenda aqui no estado. O PL demonstra que deve ir à disputa com uma chapa quase puro sangue, tendo Valmir de Francisquinho como candidato a governador e Eduardo Amorim disputando o Senado. Pras bandas do governo se anuncia que ainda este mês será definido o pré-candidato a senador, ficando a escolha do vice para junho. O PSDB, o PTB e os chamados “nanicos” também estão conversando nos bastidores sobre a formação de suas chapas para o embate eleitoral que se avizinha. Pelo andar da carruagem, o clima da disputa será pra lá de acirrado. Tomara!

Tirando onda

E o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) tirou onda com os adversários após a deputada estadual Goretti Reis (PSD) anunciar que desistiu de disputar a reeleição. Segundo Ribeiro, o recuo da pessedista escancara a decadência da oposição em Lagarto. Gustinho frisou ser este “um momento de fragilidade do agrupamento dos irmãos Sérgio e Fábio Reis”. Diferente de seus adversários, o deputado federal prepara a pré-candidatura da mãe Áurea Ribeiro (Republicanos) para a Assembleia Legislativa. A distinta vem a ser esposa do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Luiz Augusto Ribeiro. Ah, bom!

Sonhando com a Câmara

Os suplentes de vereador Elber Batalha (PSB) e Camilo Feitosa (PT) acreditam que podem assumir cadeiras na Câmara de Aracaju em breve. Ambos torcem que a Justiça Eleitoral casse os mandados dos vereadores Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica, ambos do PSC. O processo que pode tirar Fábio e Sávio do Legislativo aracajuano é, na verdade, contra o PSC, acusado de promover fraude no registro de candidatas, que teria ocorrido apenas para cumprir a cota de 30% de gênero. Na primeira instância os dois vereadores já foram derrotados. Crendeuspai!

Laércio e o capitão

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou ontem, de agendas em defesa do empreendedorismo, por menos impostos e pela desburocratização. Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, o parlamentar discutiu sobre a redução de 35% do IPI: “Temos que pensar na população que vai poder comprar calçados, tecidos, carros, aparelhos de som e de TV mais baratos”, afirma. Outro compromisso do deputado foi a reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Neste evento, Laércio encontrou o presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem almoçou e conversou sobre a política de Sergipe. Então, tá!

Mãos ao alto

Cerca de 70% da população sente que as polícias cometem excessos de violência no exercício da função. Segundo pesquisa do Datafolha, o percentual sobe entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, chegando a 75%. Mais da metade da população (53%) tem medo de ser vítima de violência por policiais civis e 59% temem ser agredidos por policiais militares. O índice também sobe entre os jovens – 60% têm medo da Polícia Civil e 67%, da Polícia Militar.  Cruz credo!

TCE vai à Justiça

O Tribunal de Contas de Sergipe vai levar o pré-candidato a governador, senador Rogério Carvalho (PT), às barras da Justiça. Tudo porque o petista disse que um conselheiro está botando a faca no pescoço de prefeitos que lhe apoiam. Reunido, ontem, o colegiado do TCE decidiu interpelar judicialmente o senador para ele dar nome aos bois. Em nota sobre o assunto, o Tribunal afirmar ter “atuação pública reconhecida pela fiscalização, destacando o caráter pedagógico de suas ações institucionais”. pelo visto, este confronto judicial promete. Home vôte!

Tucano mira Lula

Delegado de polícia, o senador e pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) colocou o presidenciável Lula da Silva (PT) em sua alça de mira. Segundo o tucano, durante a campanha que se avizinha o líder petista vai mostrar quem é de fato: “É contra ditaduras, menos as alinhadas ideologicamente. Contra a corrupção, salvo a dos companheiros. E tome populismo e boçalidade”, fustiga. Ao desistir de disputar a Presidência da República, Alessandro Vieira abriu mão de participar dos debates televisivos e dizer o que pensa de Lula na cara do próprio “Barba”. Misericórdia!

Braço na seringa

E quem colocou o braço na seringa para receber, pela quarta vez, a vacina contra a convid-19 foi o governador Belivaldo Chagas (PSD): “Peço a todos os jovens maiores de 60 anos como eu, ou mais novos, que fiquem de olho no calendário de aplicação dos imunizantes nos municípios e não deixem de se vacinar. Vamos acabar com essa pandemia de uma vez por todas”, afirma Belivaldo. Essa convocação do governador é válida, pois muita gente simplesmente não está procurando os postos de saúde para receber a dose de reforço, importante nessa luta contra a pandemia do coronavírus. E você, quando vai colocar o braço na seringa novamente? Aff Maria!

Aposta em Valmir

O veterano político itabaianense José Carlos Machado (PL) está apostando no sucesso nas urnas do conterrâneo e pré-candidato a governador Valmir Francisquinho (PL). Segundo Machadão, para assumir o governo estadual é necessário ser um bom político e um ótimo gestor, “e eu acredito que Valmir possui essa capacidade”. Para provar o que diz, Machado cita as duas gestões de Francisquinho como prefeito de Itabaiana. O novo filiado do PL revela ainda que, em questão de execução de trabalho, força e determinação, acha o seu pré-candidato muito parecido com o saudoso ex-governador João Alves Filho. Marminino!

Agora vai!

Por indicação do deputado estadual Rodrigo Valadares (UB), a Assembleia Legislativa aprovou uma moção de repudio contra a cantora Anitta. Afirmando ser defensor da família e dos bons costumes, o parlamentar disse ter ficado indignado porque a artista revelou numa entrevista que teria relações sexuais até com um cachorro. A afirmação, segundo Rodrigo, é uma clara apologia ao crime zoofilia. Agora imagine se a pop star Anita está preocupada com o que pensa ou deixa de pensar o deputado sergipano. Danôsse!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 25 de janeiro de 1949.

É editor do Portal Destaquenotícias

  Editoria: