Suely Barreto: Uma mulher que Sergipe conhece e confia

junho 09 06:15 2022

A Bacharel em Direito, Suely Chaves Barreto, elegeu o ativismo social, como uma ferramenta de  transformação social. Aguerrida, determinada e incansável defensora do fortalecimento dos vínculos familiares, a militante social entende que esse é o caminho para uma sociedade mais harmônica.

Natural de Indiaroba,  Suely Barreto reside em Estância desde a infância. Filha de Eliana Chaves (Eliana do cartório) e do ribeiropolitano Aelio Barreto. Mãe de uma prole de três filhos, Ithana Barreto, e os gêmeos Ítalo Barreto e Ivana Barreto. Jovens maravilhosos que são  definidos como “razões do seu viver”.

Ativista social desde a adolescência, Suely possui formação técnica em magistério, é  bacharela em Direito, pós-graduanda em direito penal e processual penal, jornalista e está cursando radialismo. Com uma extensa carreira profissional, Suely trabalhou como professora de pré-escolar; Tribunal de Justiça do Estado lotada na Comarca de Estância, na 1° Vara Privativa de Assistência Judiciária e na Corregedoria do TJ/SE; e numa concessionária de energia elétrica. Também ocupou vários cargos públicos relevantes, entre eles a coordenação do SINE/NAT local e atualmente é assessora parlamentar do senador Alessandro Vieira.

Devido o seu envolvimento em causas sociais, presidiu e foi conselheira em diversos conselhos municipais como: Políticas Anti-drogas, Criança e Adolescentes, Direito dos Idosos, Assistência Social, Conselho de Saúde e Conselho de Desenvolvimento Sustentável onde formulou políticas públicas necessárias para a população estanciana. Presidiu a Comissão Organizadora do Pleito do 1° Processo Unificado para escolha de Conselhos Tutelares (COP) do município de Estância.

A aguerrida militante social, atua há mais de uma década no trabalho de prevenção e combate às drogas, no fortalecimento das famílias e no empoderamento e protagonismo feminino. É idealizadora e coordenadora dos projetos socioassistenciais INdependência Química, Mulheres de Cores e do projeto Vida e Cultura, executado no município de Estância até 2016. Integra vários grupos e movimentos sociais do Estado, entre eles, “MOVA-SE”, Movimento Atitude Sergipe e Mulheres do Brasil. Além de ser Embaixadora da Mudança no projeto “Muda Sergipe”.

Comunicadora nata e dotada de uma oratória invejável, Suely Barreto tem uma vasta atuação nos meios de comunicação. Na rádio comunitária MarAzul FM apresentou o programa de rádio “Conexão Jovem”. Também é colunista em sites e blogs, comentarista de rádio e realiza palestras educativas sobre prevenção e combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas e sobre planejamento familiar, garantia de Direitos, combate à violência doméstica e empoderamento feminino.

Politicamente, Suely Barreto é filiada ao partido Cidadania, antigo PPS. Por nunca ter passado por outra agremiação partidária Suely se intitula como “filha biológica do Cidadania”. Preside o diretório municipal, é membro da executiva estadual, integrante da secretaria estadual das mulheres 23, e  referência entre as mulheres do partido em  nível nacional.

Mulher simples, popular, de reputação ilibada, Suely Barreto é conhecida, respeitada e destacada em Estância e no Estado de Sergipe. Devido sua enorme contribuição social, recebeu diversas homenagens e reconhecimentos a exemplo: Título Honorífico de Cidadã Estanciana; Medalha parlamentar “Ofenísia Freire”;  certificado “Mulher Virtuosa”;  troféu “Prêmio Excelência 2019”; prêmio “Cidade Mulher”;  prêmio Qualidade Tribuna “Destaque como Ativista Social Sergipana”; certificado “Amiga da Cutura”, entre outros.

Atuante, competente, muito querida pela população, especialmente nas comunidades carentes e com inúmeros servicos prestados ao Estado de Sergipe, Suely Barreto é pré candidata a Deputada Estadual se apresentando como uma opção real de mudança e transformação social e certamente um nome à altura da Assembleia Legislativa do Estado.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: