Startups brasileiras impulsionam a economia nacional e contribuem com a empregabilidade

maio 24 07:23 2022

Apesar de ainda serem consideradas um modelo de negócios recente, as startups vêm crescendo em volume de negócios e importância para a economia de diversos países do mundo. No Brasil, por exemplo, o Relatório Wrapped Brazilian Startups mostrou que apenas em 2021 as startups nacionais contrataram mais de 100 mil pessoas e aumentaram em 200% o volume de recursos financeiros movimentados. Mas o que faz com que as startups sejam diferentes das empresas tradicionais?

De acordo com Márcio Carvalho, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Estácio, são chamadas de startups as empresas que possuem propostas inovadoras, com modelo de negócios repetível e escalável, ou seja, com alto potencial de crescimento. “É como se estivéssemos falando de negócios que podem, rapidamente, se expandir para além fronteira, mesmo que não possuam grande volume de capital”

Esse elevado potencial de crescimento tem a ver com outra característica marcante das startups: a cultura da inovação. “As stratups costumam utilizar a tecnologia e o meio digital para realizar as suas operações. Mas a inovação proposta não se limita a isso. Ela diz respeito também aos procedimentos de gestão e de relacionamento entre líderes e liderados”, explica Márcio Carvalho.

“Em geral, estamos falando de empresas que buscam promover o desenvolvimento de inovações através de padrões e valores em que todos participam do processo. Portanto, não se restringe ao uso de tecnologia, pois envolve, entre outras coisas, o incentivo à experimentação e aprendizados contínuos em benefício da força inovadora da empresa”, acrescenta o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Estácio.

Com o tema “Cultura de inovação em Startups: Tudo o que você precisa saber!”, o Centro Universitário Estácio realiza, na próxima terça-feira dia 24, evento presencial, gratuito e aberto ao público, que contará com palestra de Juliano Braga, Head Comercial e Trade Marketing do Pravaler, primeira Fintech do Brasil, destaque entre as startups nacionais. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/JZ2r1anxtv.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: