Shopping Jardins apresenta a exposição ‘Aracaju Frente & Verso’

abril 08 08:46 2022

Mostra reúne imagens da capital sergipana capturadas nos anos 1960 por Lineu Lins e, em 2022, por Aluízio Accioly

O Shopping Jardins e a Universidade Tiradentes convidam o público a embarcar em uma instigante viagem no tempo e apreciar belas paisagens da capital sergipana. A exposição ‘Aracaju Frente & Verso’ acontece em frente ao Cinemark e reúne 16 imagens da cidade, sendo oito delas capturadas pelo fotógrafo Lineu Lins na década de 1960 e oito feitas por Aluízio Accioly em 2022. O acesso é gratuito e o espaço está aberto à visitação, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Em ‘Aracaju Frente & Verso’, o visitante tem a oportunidade de apreciar as mudanças da paisagem urbana da cidade. Ponte do Imperador, praças General Valadão e Fausto Cardoso, Parque da Sementeira e Avenida Beira Mar são alguns dos espaços retratados. “Agradecemos a Accioly por ter aceitado o nosso convite e contribuído com o seu talento, à família de Lineu Lins e à Unit, que cuida com tanto zelo do acervo deste incrível fotógrafo e que nos cedeu as imagens”, afirma Acácia Sandes, gerente de marketing do Shopping Jardins.

Com este projeto, a Unit leva ao grande público uma pequena e preciosa amostra da arte de Lineu Lins, falecido em fevereiro de 2022, aos 84 anos. Considerado um dos mais importantes fotógrafos do Estado, Lins começou a fotografar ainda na adolescência, sendo um dos primeiros a registrar a sociedade sergipana e, posteriormente, um dos pioneiros da fotografia digital. O artista deixou um arquivo de quase 30 mil filmes com cenas do cotidiano, artesanato, arquitetura, cultura popular e personalidades de Sergipe.

Fazendo um contraponto a Aracaju de outrora, Aluízio Accioly apresenta imagens atuais da cidade. Considerado um dos principais fotógrafos contemporâneos de Sergipe, o artista dedica-se à fotografia desde 1995, atuando na área de publicidade, arquitetura, retratos e culinária.

‘Aracaju Frente & Verso’ abre as celebrações dos 25 anos do Shopping Jardins, que brindará as famílias com uma programação repleta de sergipanidade ao longo de 2022, a começar pela reformulação da playlist da rádio mall. Agora, metade das canções que embalam o passeio pelo shopping é interpretada por artistas da cena musical sergipana, como Sergival, Antônio Rogério, Chiko Queiroga, Amorosa, Pedro Luan, Samba do Arnesto, Násio, Zé Tramela, Alex Sant’anna, Samba de Moça Só, Torugo Teles, dentre outros grandes talentos.

“Convidamos todas as famílias a curtirem uma incrível viagem no tempo, sob os olhares de Lineu Lins e Accioly, e aproveitarem um agradável passeio embalado por habilidosos músicos sergipanos”, destaca Acácia Sandes.

Fonte e foto: Ascom Shopping Jardins

  Editoria: