Sessão especial debateu sobre o Cenário das Mulheres no Esporte em Aracaju

junho 06 14:09 2022

Todos os dias, mulheres enfrentam obstáculos pelo simples fato de serem mulheres e no esporte não é diferente. Mas aos poucos, as atletas femininas começam a consolidar seu espaço nesse cenário.

Buscando debater sobre esse assunto tão importante, o vereador Binho (PMN) propôs a realização de uma sessão especial com o tema “O cenário das mulheres no esporte na cidade de Aracaju”. A sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Aracaju e mostrou a realidade vivenciada por diversas atletas, suas histórias de vida, conquista e obstáculos encontrados no âmbito do esporte.

Além de debater a respeito do assunto, a sessão objetivou prestigiar e homenagear as mulheres guerreiras do esporte e proporcionar a oportunidade de que elas contassem suas histórias e a importância do esporte como fator de mudança social.

“Para mim é de suma importância estar aqui hoje falando de um assunto tão importante. Sou professor de educação física e luto pelo esporte em nosso município. Hoje é uma oportunidade de mostrar a força da mulher no esporte, de homenageá-las por sua coragem e determinação. Além de dar voz a essas mulheres que tanto precisam de visibilidade no âmbito do esporte” disse o vereador.

Estiveram presentes na sessão várias mulheres representando diversas modalidades de esportes do nosso estado que, unanimemente, em suas falas, relataram a importância do esporte como forma de superação, a desigualdade de gênero ainda tão presente, as dificuldades de estrutura para treinamento, e falta de investimento e estímulo do poder público e a falta de visibilidade e reconhecimento no esporte.

“A mulher, como todas nós bem sabemos, vem travando diversas lutas, e seu espaço dentro do âmbito esportivo é mais uma delas. Além da mulher atleta vamos falar da mulher gestora do esporte. A gente precisa ter mais mulheres à frente da gestão esportiva para entender as necessidades que têm as atletas em seu campo de atuação. Não se trata de ocupar o lugar do outro no esporte, e sim o lugar de direito da mulher” afirmou Mariana Dantas, presidente do fórum nacional de secretários de esportes do estado.

Para a advogada e skatista Vitória Fortes, seja em qual for a modalidade, falta a presença do poder público para fomentar o esporte no estado.  Falta incentivo e a ausência de eventos vem sucateando algumas modalidades e o sonho de várias atletas.

Dona Jane, que é atendida pelo projeto “Eu e meu bairro somos um só” falou do papel do esporte para salvar vidas. “Eu entrei no projeto pesando quase 90kg e com diversos problemas de saúde, além de ansiedade e depressão e graças ao projeto que o vereador colocou em nossa comunidade hoje estou bem melhor.  Nossa comunidade, o Almirante Tamandaré, é muito carente e precisa do olhar do poder público. Precisamos de alguém que olhe pela nossa comunidade, que hoje faz o projeto sem nenhuma estrutura, embaixo de chuva e a mercê dos perigos” afirmou

A jogadora de futsal Liase Rafaela, atleta de futsal, falou sobre sua história de superação como atleta e mãe e como o esporte mudou sua vida e lhe proporcionou a oportunidade de mudar outras vidas. “Hoje tenho 24 anos, sou mãe e não abandonei o esporte, pois o esporte trouxe muita coisa para minha vida. O esporte me ensinou a ter disciplina. Através do projeto “eu e meu bairro somos um só”, consegui ajudar várias jovens, que antes eram usuárias de drogas e hoje estão no projeto e vivendo novas experiências. Sou grata por ter tido essa experiência e poder ajudar outras jovens”

Várias atletas, de diferentes modalidades compartilharam suas experiências, agradeceram a oportunidade e ressaltaram a importância da sessão e da necessidade de trazer a público um assunto tão necessário, às situações vividas, as atletas que são destaque em campeonatos a nível nacional e que não são reconhecidas no próprio estado e muitas vezes precisam desistir por falta de patrocínio ou do incentivo do poder público.

É necessário um olhar especial para o esporte, e principalmente para as mulheres, que ainda são tão discriminadas e sofrem para permanecerem no esporte e buscarem suas conquistas.

Para finalizar, o vereador Binho agradeceu a todos os presentes, a oportunidade de tratar desse tema para o debate e dar voz a essas mulheres atletas guerreiras. “É mais um sonho realizado, trazer tantas histórias e ideias para a Câmara de Vereadores, que é a casa do povo. Estou buscando meios para no segundo semestre realizar alguns eventos esportivos que fomentem o esporte e a valorização dos atletas locais, além de dar oportunidade para o surgimento de novos atletas”.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: