SES abriu os festejos juninos no Arraiá do povo levando educação em saúde

junho 23 14:06 2022

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu os festejos juninos no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, na última quarta-feira, 22, levando educação em saúde para a população. Na cidade cenográfica foi montado um estande da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), além do espaço da Vigilância Sanitária para orientações sobre manuseio e consumo de alimentos e uma base para atendimentos do Samu 192 Sergipe.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, esteve presente para apoiar as equipes da SES que estarão atuando durante os dias de programação. “A SES é da população e precisa abraçar todas as oportunidades de estar junto dos sergipanos e sergipanas, promovendo saúde e reforçando os nossos serviços. O Arraiá do Povo é um patrimônio da nossa gente, assim como a Secretaria de Estado da Saúde. Para nós é sempre muito satisfatório estar promovendo o SUS e tendo a oportunidade de fazer isso ao som do nosso forró, vivenciado a nossa cultura se torna ainda mais especial”, expressa a gestora da SES com alegria.

No primeiro dia do evento, a Vigilância Sanitária começou os trabalhos visitando os estandes e conversando com os vendedores ambulantes que estavam comercializando produtos no entorno da estrutura montada. “Mais um vez a Vigilância Sanitária Estadual está presente nos festejos juninos do estado, o nosso trabalho começou, na verdade, na rua de São João com a abertura oficial do Governador. Na sequência atuamos no Gonzagão e Centro de Criatividade, agora estamos aqui para dar o melhor apoio à sociedade, fiscalizando e vendo a produção e venda de alimentos à população que está curtindo. É importante olharmos as condições de higiene, uso de Equipamentos de Proteção Individual e orientar os comerciantes, caso haja algo que não esteja de acordo com as medidas recomendadas”, relata o coordenador da Vigilância Estadual, Ávio Brito.

A Vigilância em Saúde aproveitou para divulgar um número de atendimento para que a população denuncie eventuais irregularidades em relação à comercialização de alimentos. “Estamos com um plantão de atendimento através do número (79) 99191-2174, uma pessoa do nosso administrativo recebe as denúncias e encaminha aos fiscais que irão checar as informações”, destaca o coordenador.

O comerciante de gelo, José Thiago, afirma que o trabalho da Vigilância Sanitária é importante para que a população confie nos produtos. “Eu achei muito necessária essa iniciativa, assim a população vai confiar que estamos trabalhando com produtos de qualidade e acreditar em nossos serviços”, fala.

No espaço da Prevenção, o técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais,  da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana. e a equipe da diretoria de Vigilância em Saúde da SES compartilharam informações sobre ISTs/AIDS, prevenção combinada  e distribuíram preservativos. “Como se trata da maior festa popular de Sergipe, nós não poderíamos ficar de fora. Todos os anos temos um estande no arraiá do povo e aqui as pessoas circulam e recebem informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, as nossas equipes estão atentas para orientar gestantes sobre o pré-natal, incentivar o uso da camisinha e o teste para todos e todas. Amanhã teremos o teste rápido disponível e esperamos que as pessoas aproveitem essa oportunidade”, destaca.

A foliã, Valdinete Ferreira Gomes, aprovou a recepção no estande da prevenção e afirma ter recebido informações que desconhecia. “Eu gostei demais, tirei muitas dúvidas. Eu não tinha ouvido falar da PEP e nem da PREP, eu só conhecia a camisinha e vacinas como forma de prevenção, inclusive, estou levando um kit com preservativos”, fala de forma descontraída.

Enquanto isso, na base do Samu 192 Sergipe, a população demonstrava o carinho pelos profissionais. Para a superintendente do Serviço Móvel de Urgência, Érika Junqueira de Alencar, é o reflexo do trabalho realizado diariamente. “A gente sabe que o Samu 192 Sergipe é um serviço que tem muita empatia por parte da população, então, a gente sempre acolhe e interage da melhor forma com a população, o nosso serviço acaba sendo uma boa atração para as pessoas e isso é muito revigorante”, compartilha.

O posto médico do Samu 192 Sergipe no Arraiá do Povo está todo equipado, cinco leitos, três poltronas e um leito de estabilização, além de uma de suporte básico e uma de suporte avançado, caso seja necessário efetuar o deslocamento de pacientes para as unidades hospitalares. São em média oito profissionais prestando atendimento a cada noite, ao total 58 funcionários atuarão nas oito noite de forró na Orla de Atalaia.

Fonte e foto SES

  Editoria: