SergipeTec realiza cursos e serviços de Modelagem e Impressão em 3D

SergipeTec realiza cursos e serviços de Modelagem e Impressão em 3D
outubro 02 13:02 2019 Imprimir Conteúdo

Com o objetivo de difundir a utilização da tecnologia em Impressão 3D, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) tem realizado cursos nesta área tecnológica e inovadora, além de atender empreendedores que desejam adquirir modelagens virtuais de produtos e impressão de peças (protótipos e finais). A terceira turma será nesta sexta, 4.

Durante as aulas, são trabalhados os processos básicos de modelagem 3D em software de desenho e planejamento de impressão em software fatiador. Pela manhã, os alunos aprenderam o conceito e história da impressão 3D, o processo de modelagem, técnicas de edição e exercícios práticos. Já no período da tarde, foram passados os tipos de filamentos e materiais utilizados, configurações importantes para impressão, criação de arquivo e por fim, a prática coletiva.

Agnaldo Melo é engenheiro eletricista e pensa na nova tecnologia como uma forma de atualizar os conhecimentos em prol da melhoria de sua profissão. “Foi uma grata e feliz surpresa saber que o nosso estado dispõe dessa nova tecnologia. Agora, a minha intenção é, futuramente, comprar uma impressora 3D para desenvolver melhor as minhas atividades”, conta.

Com o papel de transmitir todos os fundamentos necessários nesta atividade, o instrutor João Pedro Freitas, que é engenheiro mecânico e técnico de impressão 3D, do Inovector3D, empresa incubada no SergipeTec, salienta que muitas pessoas procuram o setor para criação de novas peças em 3D ou peças que, por acaso, se danificaram. “Essa atividade vem crescendo bastante entre os que gostam de tecnologia inovadora. Já fizemos modelagens e impressões de peças isoladas que já não estão mais disponíveis no mercado, por exemplo”, relata.

Para o presidente do SergipeTec, Brenno Barreto, o sucesso expressivo do curso se dá pela alta procura por atividades voltadas para a tecnologia. “A produção em 3D gera várias expectativas e não se restringe somente à área da Engenharia, Arquitetura e Design. Na área de saúde, também, tem ganhado destaque, por conta da prototipagem. Vamos continuar levando mais capacitação, e em vários níveis de conhecimento, para os interessados nessas áreas”, adianta.

As inscrições estão abertas para a terceira turma, a será realizada nesta sexta, 4, das 8h às 17h, no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Regional, o NuTEC. O link para as inscrições está disponível no site do SergipeTec (.org.br). Mais informações: contato@sergipetec.org.br.

Por Flávia Nunes

  Editoria: