Sergas realiza o Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste em Sergipe

Sergas realiza o Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste em Sergipe
junho 03 16:01 2022

 

Aconteceu quinta e sexta-feira (02 e 03), em Aracaju, o Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste, promovido e organizado pela Sergipe Gás S. A. (SERGAS). A programação incluiu debates sobre o mercado de gás; cenário e expectativas de oferta; negociação de suprimentos por parte da Petrobras e outros supridores; transição no Nordeste; corredores azuis sustentáveis do Nordeste; leis estaduais do gás e respectivas regulações; entre outros temas.

A programação contou ainda com uma visita técnica à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Proquigel, em Laranjeiras, o primeiro consumidor livre do Brasil. A visita, que aconteceu na sexta-feira,  reuniu diversos agentes do setor.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Sergas, Valmor Barbosa, realizou a abertura do evento, agradecendo aos diretores, Ivonez Lourenço, da diretoria técnica e comercial e Lauro Perdiz, diretor administrativo financeiro, ambos da Sergas. O diretor também agradeceu as participações dos presidentes das demais distribuidoras regionais, e falou da importância do Encontros para o segmento de gás natural.

“Desde ontem, nós estamos reunidos, com uma programação extensa, discutindo e compartilhando experiências das distribuidoras coirmãs, fazendo uma reflexão em conjunto, acompanhando o novo cenário do gás natural que se movimenta muito rápido, com a entrada de novos players no mercado. As companhias do Brasil inteiro estão se movimentando para encontrar supridores com preços competitivos”, disse o diretor-presidente da Companhia.

Valmor lembrou também que, de forma inovadora, a Sergas promoveu no primeiro dia de evento um encontro entre os Assessores de Comunicação das Distribuidoras do Nordeste, onde foram tratados temas importantes para comunicação das companhias do segmento de gás natural, com debates e palestras.

Além de transcorrer sobre toda a programação do encontro, ele comentou sobre um tema apresentado pela Sergas.

MERCADO DO GÁS, CENÁRIO, EXPECTATIVAS DE OFERTA DE GÁS.

O presidente da ABEGÁS, Hugo Santana de Figueirêdo Junior participou do evento e falou sobre o mercado do gás e as expectativas de oferta. Para ele, a movimentação e transição do mercado  acontece não  só no Brasil, mas também no mundo.  “Fazemos reuniões periódicas com supridores do Brasil inteiro, onde acompanhamos  toda essa movimentação de mercado, mas com o foco no Nordeste e analisando como as distribuidoras do Nordeste estão lidando com todas essas mudanças que estão acontecendo no cenário nacional e internacional”, disse Hugo Santana de Figueirêdo Junior.

A visita à Unigel reuniu representantes das Distribuidoras e do Governo, a exemplo do superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico,  Marcelo Menezes, que falou sobre a importância da aprovação da Lei do Gás no contexto das Distribuidoras de Gás.

“Na realidade, a aprovação da Lei do Gás abriu um novo momento de competitividade para o mercado de gás e esse mercado está no processo de transição, entre uma situação de monopólio, que anteriormente existia para uma entrada de novos supridores. Então, alguns estados já viabilizaram alguns suprimentos com novos produtores, outros como a Sergas estão trabalhando intensamente na busca de viabilizar esses novos contratos. Nesse contexto, a troca de experiências, o conhecimento do trabalho que cada distribuidora está fazendo é extremamente importante, visando compreender as iniciativas bem sucedidas e que todos os estados possam avançar nesse novo mercado”, disse o superintendente.

O evento contou, ainda, com a participação dos diretores presidentes – Jailson Galvão da PBGÁS (Paraíba), José Ediberto de Omena  da ALGÁS (Alagoas), Hugo Santana de Figueirêdo Junior da CEGAS (Ceará), Roberto Alves Pereira da GASPISA (Piauí), Luiz Raimundo Barreiros Gavazza da BAHIAGAS (Bahia), Larissa Dantas da Potigás (Rio Grande do Norte), além de diretores, gerentes de diversas áreas da companhias que estiveram presentes no encontro em Sergipe.

Foto assessoria

Por José Castilho

  Editoria: