Senadora revela preocupação com crescimento do índice de desemprego

Senadora revela preocupação com crescimento do índice de desemprego
agosto 11 05:28 2020 Imprimir Conteúdo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou a sua preocupação com o alto número de desempregados no país, problema que, no seu entender, potencializou-se com a pandemia, apesar de instrumentos, como o benefício criado pelo Governo Federal para minimizar o impacto. “São quase 13 milhões de pessoas de quase todos os setores econômicos analisados pelo IBGE”, disse, ressaltando que o baque foi sentido tanto no mercado formal quanto no informal.

Os números aos quais a senadora se refere são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada há duas semanas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados, a taxa subiu dos 11,2% registrados no trimestre encerrado em janeiro para 12,6% no trimestre concluído em abril.

“Nesse período de pandemia acompanhamos o drama dos que precisaram fechar os seus negócios e, naturalmente, dispensar funcionários por não ter como se manter nesse caos gerado pela Covid-19”, ressaltou Maria do Carmo, lembrando que o maior impacto foi no comércio, onde foram fechados 1,2 milhão de postos de trabalho.

A senadora observou que a pesquisa mostra, ainda, que o número de desalentados chegou a quase 29 milhões. “São pessoas que enfrentam uma série de complicadores, a exemplo da falta de oportunidade nos locais onde residem; que não têm experiência de trabalho, muitas vezes por estar em busca do primeiro emprego e vários outros fatores que os impedem de estar inseridos no mercado”, afirmou Maria, ao defender uma política mais incisiva voltada para o incremento da economia, fator primordial na geração de emprego e renda.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: