SEMED promove capacitação para os profissionais que atuam como apoio escolar na rede municipal

SEMED promove capacitação para os profissionais que atuam como apoio escolar na rede municipal
abril 22 12:31 2022

A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro promoveu entre os dias 18 e 20 de abril a IV Formação para Apoio Escolar de Alunos com Deficiência da Rede Municipal de Ensino. O objetivo está relacionado ao cumprimento do que está disposto na Lei Federal Brasileira de Inclusão, no tocante a disponibilização de profissional de Apoio Escolar.

Durante os três dias, os profissionais de Apoio Escolar receberam as orientações necessárias para atuarem nos processos pedagógicos em sala de aula. Entre os temas, a Educação Especial na perspectiva inclusiva; inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, deficiência múltipla e paralisia cerebral; orientações acerca da alimentação, locomoção e higiene; planejamento educacional especializado; além de exposição de materiais pedagógicos.

Para o profissional de Apoio Escolar, Ileno de Santana, lotado na Escola Municipal Leonel Brizola, essa capacitação conseguiu apresentar todos os conteúdos necessários para a atualização do conhecimento relacionado a Educação Especial. “Após essa formação, estou pensando em fazer uma especialização na área devido a tanta experiência nova que foi proporcionada aqui. A Semed está de parabéns, acredito até que seja referência para outras instituições”, destaca.

Já segundo a profissional de Apoio Escolar, Thayná Vitória, lotada na Escola Municipal Pedro Moreira, a formação foi extremamente necessária. “Na última capacitação, nós participamos de forma virtual devido a pandemia, porém, de forma presencial a gente aprende a lidar com mais confiança com os nossos alunos. Recebi até informações que eu não imaginava, como acesso à fonoaudióloga, psicóloga e a psicopedagoga. Trouxe bastante dúvidas e esclareci tudo que eu não tinha conhecimento, tanto sobre a minha função na escola, também como as formas de lidar com o aluno”, ressalta.

A Professora do Núcleo de Atendimento Especializado (NAEE), Rosa Karla, que atua com a Estimulação Essencial, enfatizou que a participação e o engajamento dos profissionais de Apoio Escolar foram bastante positivos. “O objetivo dessas capacitações é justamente aprimorar mais o atendimento ofertado aos alunos. O que nós conseguimos realizar, procuramos fazer da melhor forma possível, adequando as necessidades da escola, dos profissionais, da família e dos estudantes.”

Aproveitando a oportunidade, a Coordenadora da Escola Municipal José do Prado Franco, Elisabeth Santana, também participou da capacitação. “Com ações desse tipo, eu aprendo e aprimoro o trabalho que é realizado com os profissionais de Apoio Escolar. Acredito que encontros como esse são de grande valia, até sugeri que a Semed realize ações sobre esse tema com as equipes diretivas das unidades de ensino”, afirma.

A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, evidencia o compromisso da Semed na garantia do acesso à educação. “O atendimento a crianças e adolescentes com demandas educacionais diferenciadas e os com deficiências, constitui um desafio para a nossa rede de ensino. Contudo, avançamos grandemente introduzindo, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão, o profissional de apoio escolar, para assegurar a todos o direito à educação.”

Fonte e foto assessoria

  Editoria: