Seed divulga primeiros resultados dos alunos e do curso Pré-universitário no Enem 2017

janeiro 22 09:39 2018 Imprimir Conteúdo

Os destaques principais, por enquanto, são as notas da Redação, com resultados que chegam aos 980 pontos. Até o momento, já são 22 alunos com notas superiores a 900 pontos na Redação

A partir da divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na última quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) contabiliza os primeiros bons resultados de seus alunos, tanto dos que estavam matriculados na 3ª série do ensino médio quanto dos que cursaram o Pré-universitário (Preuni), em algum dos 44 polos distribuídos no Estado, como as estudantes Kezia Mello e Taíse dos Santos, alunas dos polos Preuni “Jackson de Figueiredo” (Aracaju) e “Paulo Sarasate” (São Cristóvão), que obtiveram, ambas, 980 pontos na prova de Redação.

Até o momento, a Seed já identificou 22 alunos da rede estadual com notas na Redação superior aos 900 pontos, dos quais cinco obtiveram 960 pontos. Em todo país, apenas 53 participantes do Enem 2017 conseguiram a nota máxima na Redação (1.000). As notas podem ser consultadas na página do Participante ou no aplicativo Enem 2017. O resultado só pode ser acessado pelo participante após informar o CPF e a senha cadastrada.

Em Sergipe, 93.284 candidatos se inscreveram para participar do Enem 2017, destes 67.911 alunos compareceram e 25.374 dos alunos se ausentaram, ou seja, 72.80% de presença e 27.20% de ausência. Aproximadamente 18 mil desses alunos estavam concluindo a última etapa da educação básica em escolas da rede pública em Sergipe e 5.500 estavam matriculados nos polos do Programa Pré-Universitário (Preuni) da Seed.

Além de um conjunto de ações específicas executadas pelo Departamento de Educação da Seed para os alunos da última série do ensino médio, matriculados nos colégios da rede estadual, os estudantes da rede pública em Sergipe tiveram também a sua disposição as aulas do Curso Pré-universitário (Preuni), coordenadas pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed).

A maratona de estudos do Preuni foi iniciada em março e se estendeu às vésperas do segundo dia de aplicação do Enem 2017, contabilizando uma jornada de 36 semanas de aulas presenciais, realizadas das segundas às sextas-feiras, em todos os polos do programa.  Para isso, o Governo de Sergipe mantém anualmente aproximadamente 300 profissionais do magistério público estadual atuando como professores e coordenadores destes polos. “As aulas do programa são expositivas e contam com auxílio de recursos didáticos audiovisuais e apostilas exclusivas, elaboradas pelos professores do programa e que abrangem toda matriz curricular do Enem”, explica o diretor do Dase, Fábio Leite, ao destacar que o Preuni foi reformulado e ampliado pela Seed em 2015.

Recorde

Como resultado da eficácia das ações do Preuni, explica o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, o Governo de Sergipe registrou em 2017 número recorde de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem 2016. “Foram quase 2.000 alunos aprovados em universidades e faculdades públicas e privadas de diversos estados do país”, destaca.

Colégio Tobias Barreto

Além da preparação ao longo do ano letivo, os alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto, em Aracaju, trocaram o descanso do recesso escolar para continuar estudando para as provas do Enem 2017. Com isso, os concluintes do ensino médio nesta unidade escolar participaram de aulas diariamente, nas férias, para revisar os assuntos nos quais apresentavam mais dificuldades de entendimento, segundo explicou Carla Sumara, diretora da escola.

De acordo com a gestora escolar do estadual “Tobias Barreto”, as revisões abordaram todas as disciplinas da matriz curricular para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio. Ela destaca que foram preparadas apostilas específicas de estudos com questões para serem respondidas e comentadas, levando-se em conta as demandas apresentadas pelos alunos.

“No primeiro levantamento que fizemos, verificamos que nossos alunos tiveram notas na Redação que variam entre 880 e 690 pontos. A média geral desses estudantes está entre 695 e 770 pontos. A partir destas notas, esperamos ver muitos dos nossos alunos ingressarem em uma instituição de ensino superior.

Inovações

Com um método inovador que possibilita aos estudantes direcionarem seus estudos para as áreas do conhecimento, as quais têm interesse específico, a coordenação do Curso Pré-universitário da Seed passou a oferecer a partir do ano passado o ‘Treinando com Pesos´, uma estratégia de estudos que visa reforçar os conteúdos de disciplinas que têm pesos maiores para os cursos mais disputados das universidades públicas brasileiras. Ao todo, foram realizadas seis edições dessa ação.

“Consolidamos em 2017 mais uma ação importante realizada pelo Preuni, simultânea a realização dos Super Aulões: as Oficinas de Redação, que têm à frente uma equipe de professores especializados em correção de textos e que oferece atendimento individualizado aos alunos”, destaca o coordenador pedagógico do Preuni, professor João Manoel de Faro Neto.

Enem 2018

Ao completar 20 anos, o Enem 2018 será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro e terá seu edital do publicado em 21 de março. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 7 e 18 de maio deste ano.

Pela primeira vez, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, e também as proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade.

Foto Eugenio Barreto

  Editoria: