São João na Fazenda VIDAM Escurial relembrará festejos juninos da época imperial

junho 13 14:29 2022

 

Cultura, arte, resgate histórico e grandes shows compõem a receita da festa junina que promete ao público uma experiência inesquecível

Já imaginou ir a uma festa de São João que o transportasse no tempo e o levasse a reviver as festas juninas da época do Brasil Império? Essa viagem será possível graças à junção de história, cultura e muito forró, já com data e local para acontecer: dias 16 e 17 de junho, na Fazenda VIDAM Escurial, localizada no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju.

O São João na Fazenda VIDAM Escurial está sendo realizado pelo Grupo VIDAM e terá como atrações os cantores Bell Marques, Dorgival Dantas, Amorosa, Zezinho da Ema e as bandas Mastruz com Leite, Limão com Mel, Forró Brasil e Fogo na Saia. De acordo com o CEO do grupo, o professor José Wilson dos Santos, esse será mais um grande evento com a assinatura VIDAM, que oferece à sociedade, festas com experiência.

“Nosso objetivo é proporcionar aos sergipanos e turistas, eventos suntuosos. E quando falamos em luxo não nos referimos a valores elevados, mas em oferecer experiência, algo do qual se lembrarão pela qualidade, bom gosto e requinte. Temos como propósito oferecer ao turista o que faz bem, sabendo que um bom turismo se faz com arte, cultura, gastronomia, música, esportes, história e muito conforto. Por isso, os nossos eventos são baseados nesses pilares”, salienta o professor José Wilson.

A Fazenda Escurial reviverá os tempos áureos das festas juninas do Império brasileiro. A todo momento, atores vestidos com trajes da época e encenando as principais personagens do período, a exemplo do Imperador Dom Pedro II, da Imperatriz Consorte Tereza Cristina e do então proprietário da fazenda, o Barão de Estância, interagirão com o público.

Resgate histórico

Para retratar os costumes do século XIX, um intenso trabalho de História e de Historiografia foram realizados. Haverá, ainda, apresentação de grupos folclóricos sergipanos e a queima do tradicional barco de fogo, do município de Estância. “Temos a certeza de que, a exemplo do que aconteceu com o Réveillon VIDAM na Ilha do Sol, o São João na Fazenda também será incluído no calendário de festas de Sergipe, ajudando a trazer ainda mais turistas para o estado no mês de junho”, comenta o professor José Wilson.

Gastronomia

Boa experiência é também composta por uma gastronomia de primeira qualidade. E uma das preocupações da organização do evento é oferecer ao público acesso ao que há de melhor e mais saboroso no estado. Por isso, uma praça de alimentação com 600 metros quadrados de área será montada e oferecerá, além das tradicionais comidas juninas, o serviço de restaurantes e lanchonetes de renome no estado, a exemplo da churrascaria Fuego, do Seo Jacó food truck, da pizzaria Leccapiatti e do Frutos de Goiás Sorvetes.

Embora esteja a menos de 25 quilômetros de Aracaju, o VIDAM promoverá o traslado daqueles que optarem por não dirigir até São Cristóvão. O ônibus sairá do Shopping Riomar, no bairro Coroa do Meio. O valor desse serviço não está incluso no ingresso, exceto para os que adquiriram a área Diamante. Para quem for à festa de veículo próprio, terá à disposição amplo estacionamento.

Arena VIDAM Off-road

E para os amantes de esporte, a Fazenda VIDAM Escurial será o cenário, de 16 a 18 de junho, do Arena VIDAM Off-Road. O evento está sendo realizado em parceria com o Serjeep Off Road e terá cerca de 150 participantes dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e do Rio de Janeiro.

No dia 16 acontecerá o Circuito Rally Prime Baja de Velocidade (corrida de UTVs e Jipes em pista de velocidade, cujo resultado será computado para o circuito Nordeste da modalidade) e a trilha de lama. No dia 17, das 10h às 16h, será a vez do circuito Indoor “Barbeirinho Piolho”, uma corrida de jipes em pista de dificuldade. Apenas esse circuito poderá ter público assistindo a competição. No dia 18, haverá trilha passeio, saindo às 9h do VIDAM Hotel, com destino ao litoral sul de Sergipe.

Onde adquirir ingressos?

Os ingressos para o São João na Fazenda VIDAM Escurial estão sendo vendidos no VIDAM Hotel Aracaju, localizado na Orla de Atalaia; nas lojas EFS (nos Shoppings Riomar e Jardins); nas farmácias Edson da Avenida Hermes Fontes; nas Lojas Brício, nos municípios de Lagarto, Itabaiana e Simão Dias; e na Usina do Som, também em Itabaiana. Os ingressos podem ser adquiridos, ainda, pelo site www.guicheweb.com.br

Sobre a Fazenda Escurial

Construída em 1830, a Fazenda Escurial, onde funcionou um engenho, era de propriedade de Antônio Dias Coelho e Melo, o Barão de Estância. Político influente, esteve à frente do Partido Liberal, tendo sido juiz de paz, vereador, deputado e senador do Brasil Império no período de 1885 a 1889. Em 1860, o imperador Dom Pedro II esteve hospedado na Escurial, de onde teria feito alguns despachos. A fazenda foi cenário, ainda, do casamento da filha do Barão de Estância com o filho de Gonçalo Accioli de Faro Rollemberg, o Barão de Japaratuba.

O Barão de Estância faleceu em 1904, aos 81 anos de idade. A propriedade ficou com a família por seis gerações e, em 2020, foi comprada pelo professor José Wilson dos Santos. Por guardar a arquitetura, mobiliário e objetos da época do Brasil Império, a ideia é transformar a Escurial em museu e ponto de atração turística do estado.

Foto assessoria

Por Andréa Moura

  Editoria: