Rogério visita cidades do Baixo São Francisco e Médio Sertão sergipano

Rogério visita cidades do Baixo São Francisco e Médio Sertão sergipano
maio 29 08:32 2022

 

Reunido com lideranças políticas e de movimentos sociais, o pré-candidato ao governo do Estado senador Rogério Carvalho (PT) tem levado a Caravana Sergipe de Todos a vários municípios sergipanos. Neste sábado, dia 28, foram visitadas cidades da região do Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipano. Em cada uma delas Rogério foi recebido com um sentimento de gratidão por tudo que já foi feito, desde a época do governo Marcelo Déda, quando ele era secretário de Saúde, e como parlamentar, através de ações e emendas. Junto com a população, ele dialogou sobre projetos e propostas para o futuro de Sergipe, focado no desenvolvimento do estado e na geração de emprego e renda.

Na cidade de São Francisco, na região do Baixo São Francisco, a Caravana Sergipe de Todos fez sua primeira parada e foi recebida com muita alegria pela população na casa da prefeita Alba Nascimento. Ela ressaltou a gratidão a Rogério por sua atuação sempre voltada a ajudar o município. Desde o governo Déda, foram muitos investimentos no município, como a Clínica de Saúde da Família, e como senador Rogério destinou vários recursos, especialmente durante a pandemia, para a saúde na manutenção da assistência básica, além de recursos para infraestrutura.

“São Francisco está com Rogério Carvalho e todo mundo conhece o trabalho que ele faz por Sergipe e por nosso município. Ele nunca deixou de nos ajudar, e sabemos que, como governador, Sergipe só terá a ganhar”, disse Alba, acrescentando que Rogério significa esperança de dias melhores.

Em Telha, Rogério visitou sua afilhada Rebeca. A garota foi a primeira criança a nascer no Hospital de Propriá, depois da reforma que foi feita na unidade de saúde quando ele era secretário estadual de Saúde. “A unidade estava fechada, e depois que reformamos e reinauguramos o Hospital de Propriá ela foi a primeira criança a nascer lá na maternidade e eu tenho o privilégio de ser padrinho dela, que lembra muito minha filha Valentina”, contou Rogério.

Dias melhores

No município, a população deixou claro a esperança em ver dias melhores para o estado, confiante no preparo e no compromisso do pré-candidato Rogério Carvalho com Sergipe. O vice-prefeito de Telha, Neudo Sérgio Freire, conhecido como Bidolo, ressaltou a importância da visita de Rogério à cidade, ao destacar o compromisso dele com o município, não só agora, mas desde quando foi secretário de Saúde e como senador, destinando emendas para obras em Telha.

“É muito importante ver a preocupação que ele tem em mudar a situação do Baixo São Francisco. Só tem a ganhar o povo com esse projeto. Ele já tem mostrado como senador sua importância para a política do nosso estado e como governador será ainda mais”, afirmou Bidolo.

O ex-prefeito do município, Eris de Melo, lamentou o sofrimento que têm passado os produtores da região com o abandono dos perímetros irrigados por parte do governo federal e estadual. Para ele, a visita de Rogério se reveste de muita importância, porque o senador já vem ajudando muito o município e está aberto a buscar solução para as reivindicações dos produtores.

“Estamos unidos e fortes para que a gente consiga resgatar a autoestima do povo sergipano junto com Lula. É o que o Brasil precisa e Rogério aqui em Sergipe para que o estado volte a se desenvolver. Porque hoje a gente vive um atraso”, disse Eris.

Valorizar as potencialidades

O Sergipe de todos que os sergipanos e sergipanas esperam foi debatido com lideranças políticas e movimentos sociais em Cedro de São João. O pré-candidato Rogério Carvalho falou das potencialidades econômicas do município, e as possibilidades de melhorar a vida daquela população. Ouviu demandas e sugestões e apontou saídas para o desenvolvimento do município e região e destacou que Cedro sofre do mesmo problema que outras cidades sergipanas.

“É a falta de foco das ações do governo para encontrar as potencialidades de cada uma delas, identificando as riquezas que já tem e não são valorizadas e transformadas, agregadas para gerar riquezas para todos”, pontuou.

Presente à reunião, o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) destacou o preparo que Rogério mostra para administrar Sergipe e sua disposição em ouvir o povo sergipano na construção desse grande projeto para o estado. Ele alertou para a necessidade de neste momento se fazer uma comparação dos projetos políticos postos, pois há uma clara diferenciação. Para ele, a vitória de Lula à presidência da República e de Rogério ao governo do estado trará benefícios como foi na época de Lula e Marcelo Déda e tudo que fizeram pelos sergipanos.

“Sergipe pode viver isso de novo. Não tenho dúvida de que da forma que Rogério está conduzindo esse projeto, e como vamos ter a vitória do presidente Lula, teremos Rogério e Lula fazendo muito mais por nosso estado”, disse.

Confiança

O vereador de Cedro Marcos Roberto Alves Santos ressaltou a confiança que sente em Rogério para trabalhar com foco em mudar a realidade de sofrimento do povo do Baixo São Francisco. “Eu sinto nele uma confiança de um governador sério, como foi Marcelo Déda. Um homem de honra e de palavra”, afirmou, ao lembrar dos benefícios das várias obras existentes em Cedro feitas ainda na gestão Déda e os investimentos através de emendas por Rogério para a saúde e manutenção dos serviços da atenção básica no município.

Em Cedro, Rogério assumiu o compromisso de reabrir os matadouros em todo estado, modernizados e seguindo todas as regras sanitárias para funcionamento, com incentivo aos produtores para que funcionem dentro de todas as normas. O pré-candidato também se comprometeu em resolver o problema do pagamento do adicional de periculosidade, demanda dos policiais, até o final do primeiro ano de governo.

Construção coletiva

A caravana Sergipe de Todos também esteve em Malhada dos Bois. Ao lado de lideranças políticas locais e movimentos populares, Rogério ouviu demandas e sugestões da população, dialogando para a construção do plano de governo da sua pré-candidatura. Os participantes ressaltaram o compromisso de Rogério com o município, com acolhimento na saúde da população desde quando era secretário estadual da pasta e, agora, investimentos em infraestrutura.

O morador José Irineu fez questão de participar da reunião e ressaltou que Malhada dos Bois precisa de investimentos para melhorar a renda das pessoas do município. Valadares Filho frisou a importância de Rogério estar construindo o plano de governo debatendo com as pessoas por todo estado.

“Isso mostra que estamos no caminho certo de termos um Sergipe que pode mais e que vai fazer mais pelas pessoas”, ressaltou.

Rogério agradeceu todo carinho recebido pela população no Baixo São Francisco e reafirmou seu compromisso com essa região e com Sergipe.

“Muito trabalho já foi e está sendo feito por aqui. Desde a época de Déda, a atenção à saúde foi um carro chefe nessa região. Durante a pandemia também pude contribuir destinando recursos para cá. Mas o trabalho continua. O desenvolvimento tem que desembarcar nessa região. Trazendo emprego, renda e felicidade para todos. Isso está muito próximo. Junto com Lula iremos construir um novo Sergipe”, afirmou o pré-candidato.

Confraternização

Em Graccho Cardoso, o senador Rogério e a Caravana do Sergipe de Todos se confraternizaram com a população, na casa do ex-prefeito Cassinho da Quixabeira. Na ocasião, ele também reencontrou outra afilhada, a Luna. O pré-candidato destacou a alegria em receber tanto carinho das pessoas depois de momentos tão difíceis vividos no auge da pandemia.

“Reencontrar a nossa gente, abraçar, sentir essa energia e esse apoio das pessoas por onde passamos é gratificante. Vemos a felicidade e a esperança pedindo passagem, com Lula lá e a gente cá, para juntos colocarmos Sergipe no mesmo caminho de um novo Brasil”, disse Rogério.

Foto: Janaína Santos

Por Edjane Oliveira

  Editoria: