Rodrigo Valadares participa de manifestação em defesa do mastro em São Cristóvão

maio 26 07:08 2022

 

Na noite da última terça-feira, 24, o deputado estadual, Rodrigo Valadares, foi às ruas de São Cristóvão participar de uma manifestação popular contra um Projeto de Lei municipal que resultaria no fim da tradicional festa junina do município, o mastro, que ocorre há mais de 80 anos na cidade.

A lei, que não foi aprovada por ampla maioria, previa a proibição da fabricação, comercialização, guarda, transporte e utilização de fogos de artifícios e demais artefatos pirotécnicos e que causem poluição sonora. Para o parlamentar, a medida seria radical e acabaria com a tradição da região.

“Caso fosse aprovada, a lei acabaria com a tradição da cidade de maneira radical e nós, junto com a população, fomos às ruas da cidade, nos dirigindo até a Câmara, manifestar a nossa insatisfação e pedir aos vereadores que votem contra a esse Projeto. Felizmente tivemos um resultado positivo”, disse.

Quanto as consequências que a festa traz para pessoas autistas, animais e outros, Rodrigo sugeriu ao prefeito Marcos Santana que separasse um local específico para ocorrer a festa.

“Ressaltamos que somos sensíveis à questão de animais e autistas, inclusive em nossos eventos políticos não utilizamos fogos. Por isso, nossa alternativa é que a prefeitura delimite um espaço para o evento, com ampla divulgação prévia, para que seja mantida viva a linda e tradicional festa do mastro em São Cristóvão”, pontuou.

No último ano, o deputado criou um Projeto de Lei que torna o mastro da cidade em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, aprovado pelos demais deputados e trazendo reconhecimento e valorização à tradição.

Por Luísa Passos

  Editoria: