Ribeirópolis: Chegou ao fim o 1º campeonato de futsal “Dito de Saracura”

maio 30 16:22 2022

Pela primeira vez no município de Ribeirópolis, aconteceu no último domingo, 29, o 1º Campeonato de Futsal “Dito de Saracura”, disputado no Ginásio Municipal. A competição foi realizada com jogos às terças e quintas aberta ao público, e premiação aos primeiros colocados. A disputa é uma ação da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude do Governo Municipal de Ribeirópolis.

Aberto ao público no Ginásio de Esportes principal do município, o campeonato recebeu 20 times locais, onde disputaram as colocações com premiações aos primeiros, segundos e terceiros colocados, além de troféus para o melhor artilheiro e goleiro. O encerramento contou com a presença do prefeito, Rogério Sobral (PL), a primeira-dama, Anair Santiago, os deputados federal e estadual, Bosco Costa (PL) e Talysson de Valmir (PL), e também a vice-prefeita Maria de Nelson, vereadores e secretários.

O vencedor do torneio foi o time TS Advocacia, levando a melhor contra o Fluminense por 8×5. Mateus do time Fluminense recebeu o troféu de artilheiro do campeonato, já o melhor goleiro foi o Cícero Bruno do TS Advocacia.

Segundo Rogério Sobral, este é o maior evento de futsal em Ribeirópolis, que deixará saudades. “Ficará a saudade do Campeonato que parou a cidade, porém o orgulho de saber que estamos resgatando o esporte em nossa cidade, e isto me deixa na espera de outros grandes eventos esportivos”, destacou o prefeito.

Homenagem a “Dito de Saracura”

No dia 30 de outubro de 1958, nasceu na cidade de Ribeirópolis, Adairton José Nascimento, filho do Sr. Toinho, popular Saracura (que era desportista, alfaiate e comerciante) e Sra. Valderina Caetana (professora e costureira).

Dito tinha na infância a bola como seu brinquedo favorito, sendo ao longo dos anos seu principal companheiro pelos campos e praças. Destacava-se sempre, demonstrando que a cidade teria mais um jogador que seguiria a carreira profissional.

Chegou a ser pretendido por times renomados do nosso estado, a exemplo do Sergipe. Também foi Campeão Sergipano de Amadores pelo Esporte Clube Ribeirópolis – Botafogo em 1983 que garantiu o acesso ao Sergipano. Também fez parte de uma seleção de época que venceu o Confiança, Lagarto, Itabaiana e um empate épico contra o Sergipe de Luiz Carlos Bossa Nova.

Por decisão pessoal, rejeitou as propostas profissionais da bola e optou em ser funcionário municipal da prefeitura de Ribeirópolis, na época com 18 anos e cursando o ensino médio técnico em contabilidade. Mesmo na carreira administrativa, foi um dos maiores incentivadores e fã do seu irmão e companheiro de ataque Aldair (ex- jogador e ídolo do Esporte Clube Ribeirópolis e Confiança).

Filho, irmão, esposo, pai, avô, tio, primo, cunhado, amigo e profissional sem igual que precocemente nos deixou. Dito nos deixou em 30 de outubro de 2017, vítima de câncer. Antes da sua despedida, retornou para sua cidade natal, se orgulhando sempre em dizer que era filho de nossa querida Ribeirópolis.

Foto: Ascom

Por Governo Municipal de Ribeirópolis.

  Editoria: