Quase 88 mil testes para a Covid-19 já foram realizados em Sergipe

Quase 88 mil testes para a Covid-19 já foram realizados em Sergipe
julho 27 06:01 2020 Imprimir Conteúdo
Nos últimos 15 dias, foram 25.867 realizados, uma média de 1.724 testes realizados por dia

O Governo de Sergipe já realizou 87.823 testes para diagnóstico da Covid-19, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dessa sexta-feira (24). A ampla testagem da população é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19. Nos últimos 15 dias, foram mais de 25.867 realizados, já que o boletim do dia 09 deste mês contabilizava 61.956 testagens. Neste período, o Estado alcançou uma média de 1.724 testes realizados por dia.

Dos 87.823 testes realizados, 51.132 foram confirmados para a doença e 36.691 negativados. Dos casos confirmados, 26.836 são de pessoas já curadas e 1.284 de pessoas que foram a óbito.

Somente nas 24 horas que antecederam o último boletim da SES, foram realizados 503 testes de biologia molecular (RT-PCR em tempo real) no Laboratório Central do Estado (Lacen/SE), sendo 382 detectáveis e 121 não detectáveis. Diariamente, o Lacen também recebe resultados de testes processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir de parceria firmada com a instituição.

A Secretaria de Estado da Saúde tem como foco principal, atualmente, testar pessoas que apresentam sintomas com síndrome gripal. Fruto de compras, doações de instituições filantrópicas ou empresas, e repasses do Governo Federal, o Estado faz a distribuição dos testes rápidos e do tipo RT-PCR e o Swab nasofaringe para todos os municípios. Além dos municípios, a Universidade Federal de Sergipe, hospitais e clínicas particulares, e as farmácias também fazem testagem.

Análise

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) é o órgão de referência no diagnóstico da Covid-19 em Sergipe. Para conseguir atender o aumento de amostras na pandemia, o laboratório passou a funcionar 24h. Os resultados saem em até 48h.

Devido a limitação diante da crescente demanda e com o objetivo de agilizar o tempo de resposta e não acumular resultados dos diagnósticos, o Lacen envia, periodicamente, amostras para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Ambulatório para profissionais

O Governo criou um ambulatório exclusivo para testar profissionais de toda a Rede Estadual de Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento da doença.  Criado no final de maio, o ambulatório já realizou mais de mil testes rápidos e pelo método Swab.

O serviço é gerenciado pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/ FHS/ SES).

Fonte e foto SES

  Editoria: