Projeto gratuito irá proporcionar atividades lúdicas para crianças

junho 04 08:31 2022

Dia do Brincar: defendendo o direito do brincar para todos

A brincadeira é uma prática natural que desperta o interesse das crianças. Porém, estudos apontam que crianças atípicas tendem a aproveitar menos essa forma de envolvimento social, recreativo e de desenvolvimento físico e motor. De acordo com Luana Karina, professora de fisioterapia da Estácio, isso acontece porque a condição atípica costuma estar relacionada a dificuldades que podem ser de locomoção, interação com outras crianças ou mesmo de compreensão das brincadeiras.

Para qualquer criança, independentemente de sua condição física e de saúde, o brincar é, e deve ser, algo natural. Entretanto, o que se percebe é que ainda somos uma sociedade que não vem preparando as crianças para lidar com as diferenças individuais. Assim, outro fator que dificulta a inclusão de crianças atípicas em atividades lúdicas, é a falta de conhecimento e o preconceito.

“Ainda há crianças que são escondidas do meio comunitário por serem excluídas ou por acharem que não serão incluídas devido a suas diferenças. De igual forma, há crianças típicas que nunca brincaram ou tiveram algum contato com uma criança com deficiência, dificultando na construção de princípios como empatia, respeito e visão anticapacitista”, explica a professora de fisioterapia da Estácio.

Com o objetivo de minimizar as barreiras que podem impactar nas restrições ao brincar entre crianças com e sem deficiência, o Centro Universitário Estácio realiza, no próximo sábado, 4 de junho, o “Dia do Brincar”. O evento é gratuito e irá acontecer na garagem G-3 da Estácio, localizada na Rua Teixeira de Freitas, bairro Salgado Filho, Aracaju.

“Iremos proporcionar para as crianças brincadeiras como basquete sentado no chão e diversas oficinas criativas. Todas as atividades foram planejadas para integrar as crianças com e sem necessidades especiais nas brincadeiras. Desse modo, ninguém ficará de fora da diversão”, destaca Luana Karina.

Serviço

O que: Dia do Brincar: evento gratuito para crianças com e sem necessidades especiais

Quando: Sábado, 04 de junho de 2022, das 8h às 11h.

Onde: Centro Universitário Estácio (Rua Teixeira de Freitas, bairro Salgado Filho, Aracaju)

Inscrições através do direct do @participativo.projeto

Informações da assessoria

  Editoria: