Programa Senar 4.0 fomenta inovação no setor agropecuário

abril 25 16:39 2022

 

Lançamento do programa Senar 4.0, troca de experiências e conhecimento compartilhado na segunda edição do Agro Encontro. As inscrições dos projetos devem ser feitas até 23 de maio de 2022.

Para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao Agro e consolidar uma rede de jovens, que têm em comum a inovação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AR Sergipe lançou o Programa Senar 4.0 – Soluções para o Campo. O programa estimula a criação de novas ideias dos jovens de todo o estado, por meio de mentorias, capacitações complementares e eventos.

O público prioritário são os alunos e egressos do Senar Jovem e dos Cursos Técnicos ofertados pelo Senar Sergipe, bem como do ensino médio da rede pública da zona rural.  O programa estimula a inovação tecnológica nesses jovens, por meio de mentoria e atividades que desenvolvam propostas e soluções para os produtores rurais do Estado. “O Senar cumpre sua missão de oferecer novas oportunidades aos jovens e com a capacitação facilita o processo de inserção no mercado de trabalho, cada vez mais modernizado”, reforça o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.

Durante o lançamento no último sábado (23), no Arcus Hotel em Aracaju, o gerente técnico do Senar Sergipe, Saymo Fontes, explicou todas as etapas do Senar 4.0. “O primeiro passo é ter uma nova ideia que tenha relação com o universo do setor agropecuário. Para facilitar, foram definidos eixos, o aluno escolhe um deles e em seguida inscreve o projeto através do formulário disponível no site, 50 ideias serão selecionadas após avaliação”, explica o gerente técnico.

As etapas do Senar 4.0 já foram divulgadas no edital disponível no site (https://senarsergipe.org.br/publicacoes/)  e os participantes têm até o dia 23 de maio de 2022, para fazer as inscrições dos projetos. O lançamento já foi o primeiro passo com a palestra da pesquisadora da Embrapa Semiárido Dra. Daniela Campeche de Pernambuco. Com o tema “Inovação no Agro: é para mim?”, a pesquisadora falou sobre o ecossistema da inovação e suas experiências. “A inovação no setor agropecuário no Nordeste ainda precisa de muitos incentivos como esse do Senar Sergipe, para fortalecer as cadeias produtivas e torná-las mais tecnológicas e mais sustentáveis ambientalmente, economicamente e socialmente”, explicou.

Outra experiência também foi compartilhada. Filho de produtor rural, o aluno egresso do Senar Jovem, da turma de Pecuária de Corte, Lucas Fontes é um exemplo de que a missão do Senar vem sendo alcançada, ele conseguiu um emprego na área assim que terminou o ensino profissionalizante e agora está cursando o técnico em Zootecnia. Durante sua participação, ele também revelou que está em processo de criação de uma startup.

Parceria

Além dos alunos do Senar, tutores e instrutores e autoridades presentes, quem também marcou presença no Agro Encontro foram os 31 alunos da rede pública de ensino matriculados no Senar Jovem, da turma de bovinocultura de leite, de Porto da Folha, resultado de uma parceria entre Senar Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Alguns alunos da nova turma já se mostraram interessados no novo Programa, o Senar 4.0. “Essa é a segunda turma de alunos da DRE 7 resultado dessa parceria, em 2021 foi no município de Nossa Senhora de Lourdes e agora em Porto da Folha”, explicou a diretora Regional de Educação da DRE 7, Elaine Melo. O superintendente executivo, José Ricardo Santana também prestigiou o evento e reforçou que novas propostas devem ser implementadas ainda este ano.

Foto Cleverton Ribeiro

Por Sâmara Fagundes

  Editoria: