Programa Crescer vai capacitar gestores e técnicos da Educação nesta quinta-feira

Programa Crescer vai capacitar gestores e técnicos da Educação nesta quinta-feira
maio 12 05:55 2022

 

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através da Escola de Gestão Governador João Alves Filho realizará, em parceria com o Governo de Sergipe, a Secretaria da Educação, do Esporte, e da Cultura do Estado de Sergipe (Seduc), e o Pacto pela Educação, a Capacitação Educação Sergipe Censo Escolar 2022, nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 8h, no Del Mar Hotel, Aracaju. O evento de gestão educacional faz parte do projeto Crescer – Programa Estadual de Suporte ao Fomento e Desenvolvimento da Educação Básica Pública Municipal e Formação de Gestores e Técnicos.

O programa tem o objetivo de promover, no período de um ano, a capacitação continuada de gestores e técnicos envolvidos na área da Educação, secretários, diretores de departamento, chefes de serviços, equipes diretivas das unidades de ensino e dirigentes das Diretorias Regionais de Educação, para oportunizar o avanço da Educação Básica da rede municipal de ensino, com a expectativa de resultar o equilíbrio financeiro da educação.

O I módulo, que inicia nesta quinta-feira, 12, terá como foco a ampliação de debates sobre o Censo Escolar 2022, e terá como ministrantes, o secretário da Educação, do Esporte e da Cultura do Estado da Educação (SEDUC), Josué Modesto, o procurador-geral do Ministério Público de Constas do Estado de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira, e o professor e mestre em Políticas Públicas e Sociedade e consultor em Gestão Pública, Paulo Lira, que também abordarão sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Social e sobre o Pacto pela Educação Sergipana.

O ministrante, Paulo Lira, ressaltou que após o novo Fundeb, a gestão de financiamento da educação básica tornou-se um desafio para os dirigentes municipais de educação. “Em razão do cenário atual, os dirigentes municipais de educação e suas respectivas equipes técnicas não poderão perder esta oportunidade de participar do módulo I, desta trilha de formação”, disse Lira.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, explicou que inicialmente, neste mês de maio, serão realizados dois dias de capacitação com muito aprendizado e apresentações de importantes conteúdos para a formação continuada de gestores e técnicos da educação. “Apesar de que os últimos dados divulgados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2019, foram considerados um avanço para a educação básica de Sergipe, as posições das listas dos estados brasileiros, da educação em anos iniciais, finais e ensino médio, do nosso estado, ainda são baixas, e precisamos apresentar melhores resultados e ofertar um ensino básico de ainda mais qualidade para os municípios sergipanos”, declarou o presidente.

Para participar é necessário realizar a inscrição disponível no site: www.fames.org.br. Serão disponibilizadas seis vagas de inscrições por município. Em caso de inscrições excedentes, as inscrições serão analisadas com possível aprovação mediante disponibilidade do número de vagas acessíveis.

Por Innuve Comunicação

  Editoria: