Presidente do TCE é homenageado por ações de conscientização sobre o autismo

Presidente do TCE é homenageado por ações de conscientização sobre o autismo
abril 22 14:48 2022

As ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) como forma de conscientização sobre o autismo motivaram o grupo ‘TEAMÃE’, composto por 320 mães de crianças autistas, a homenagear o conselheiro presidente, Flávio Conceição, na manhã desta quarta-feira, 20.

A iniciativa foi conduzida pela analista de controle externo II do TCE, Priscila Boaventura, que tem um filho autista e é uma das fundadoras do grupo. Ela entregou ao conselheiro uma camisa com a marca do ‘TEAMÃE’, na qual se destaca o símbolo do infinito nas cores do arco-íris.​

“Fico feliz com a homenagem dessas mulheres que tão bem desempenham o papel de mãe, buscando tornar o mundo melhor para seus filhos; ao contribuir com trabalhos como este o TCE reforça seu papel social”, afirmou Flávio Conceição.

De acordo com a servidora do TCE, a entrega da camisa simboliza a gratidão do grupo “por esse espaço do Abril Azul que o TCE disponibilizou para a gente falar sobre autismo, de conscientização, da importância, da visibilidade dessas pessoas que infelizmente ainda padecem de políticas públicas específicas”, ressaltou.

Ainda segundo ela, a representação do infinito tem sido cada vez mais adotada em substituição à marca anterior, composta por um quebra-cabeça.

“Os autistas adultos não se identificam, em sua grande maioria, com o símbolo do quebra-cabeça; para eles, simboliza a falta de alguma coisa e o símbolo do infinito é o que eles preferem porque eles são inteiros, são completos, eles só são diferentes; então, o símbolo do infinito colorido, com as cores do arco-íris, simboliza toda uma neurodiversidade”, explica.​

Priscila Boaventura e seu filho Joaquim, de 6 anos, ilustram a imagem exibida durante este mês na área de trabalho dos computadores do órgão.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem o objetivo de levar informação à população sobre os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).​

Foto: Cleverton Ribeiro

Texto: Hádam Lima

  Editoria: