Prefeitura mantém consultas oftalmológicas durante feriado de Tiradentes

Prefeitura mantém consultas oftalmológicas durante feriado de Tiradentes
abril 20 14:29 2022

 

A Prefeitura de Aracaju manterá, durante o feriado de Tiradentes, 21, as consultas oftalmológicas marcadas do Programa Ver a Vida. Os locais de funcionamento permanecem no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, bairro Industrial, e no bairro Santa Maria (no estacionamento da UBS Celso Daniel). Até a manhã desta quarta-feira, 20, 380 pessoas foram atendidas, 167 foram encaminhadas para cirurgia de catarata e 28 para remoção de pterígios.

Até o dia 21, o caminhão permanecerá no bairro Santa Maria e atenderá os usuários das UBSs Celso Daniel, Oswaldo Leite, Elizabeth Pita e Roberto Paixão. Já a partir da próxima semana, a unidade móvel será deslocada para o bairro Santos Dumont, ao lado da UBS José Machado, onde atenderá os usuários que necessitarem de consultas, exames e cirurgias daquela região da cidade.

“O maior objetivo dessa ação é zerar a fila de espera por atendimento oftalmológico, que estava com fila de espera de mais de 6 mil usuários. As pessoas que ainda não buscaram encaminhamento devem se dirigir à UBS de referência para atualizar seu cadastro e receber sua guia que possibilitará a consulta e posterior marcação de procedimento cirúrgico, caso seja necessário”, destaca o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.

Para ter acesso ao serviço, o usuário que já teve sua solicitação inserida no sistema, deve buscar sua UBS para atualizar o cadastro e receber a nova guia para consulta a ser realizada em uma das unidades itinerantes. O atendimento nas carretas acontece das 6h às 15h, com uma disponibilidade de 170 consultas por dia.

Próxima semana

O ponto de atendimento a partir da próxima segunda-feira, 25, será ao lado da UBS José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont. O veículo permanecerá no local até o sábado, 30, e os usuários contemplados serão os vinculados às UBSs José Machado, Renato Mazze Lucas, João Oliveira, Francisco Fonseca e José Quintiliano.

Já neste período, a carreta que está no Aracaju Parque Shopping realizará exclusivamente as cirurgias que foram encaminhadas nos primeiros dias de atuação do Programa Ver a Vida.

Toda semana, uma nova região será contemplada. “E precisamos reforçar que não é apenas importante atualizar os cadastros nas UBSs, mas comparecer nos dias e horários marcados. Dos 680 agendamentos, apenas 380 compareceram, ou seja, um absenteísmo de mais de 44%. São vagas que pessoas poderiam estar sendo beneficiadas, mas que não foram usadas, mesmo após a confirmação de comparecimento feita pelo próprio usuário”, alerta o coordenador de Inovação da SMS.

Após receber o encaminhamento, na data marcada para a consulta ou procedimento, o usuário deverá comparecer com a guia impressa, juntamente com o cartão SUS e um documento com foto, como RG ou carteira de motorista, por exemplo.

foto: Ana Lícia Menezes

  Editoria: