Prefeitura inicia nova fase da campanha de vacinação contra influenza, na próxima segunda, 2

Prefeitura inicia nova fase da campanha de vacinação contra influenza, na próxima segunda, 2
abril 29 11:10 2022

A partir da próxima segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará a segunda fase da campanha de imunização contra a influenza. A nova fase deve durar até o dia 3 de junho e vai incluir 12 novos grupos prioritários.

Nesta nova fase, poderão se vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

“O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das variações H1N1, H3N2 e tipo B da influenza, consideradas, atualmente, as mais perigosas. Desta forma, podemos evitar óbitos e a sobrecarga do Sistema Único de Saúde do nosso município”, salienta a secretaria da SMS, Waneska Barboza.

O público infantil terá uma particularidade: para as crianças que já tomaram, pelo menos, uma dose nos anos anteriores, o esquema vacinal, neste ano, estará completo com apenas mais uma aplicação. Entretanto, se for a primeira vez, os pais devem agendar uma segunda dose 30 dias depois da primeira, para considerar o esquema vacinal completo.

O grupo prioritário de comorbidades contemplado para a segunda etapa de vacinação, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, são apenas de pessoas com: doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; obesidade; imunossupressão; transplantadas e trissomias.

Os documentos necessários para ter direito à vacina são cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. No caso dos profissionais, será exigido um comprovante profissional, a exemplo do contracheque, e para pessoas com comorbidades, um laudo médico, com CID de alguma das comorbidades listadas, com exceção dos usuários cadastrados em uma UBS, que não necessitam portar a comprovação.

Na primeira fase da campanha, iniciada no dia 4 de abril, 32.423 idosos (a partir dos 60 anos) e 4.308 profissionais de saúde receberam o imunizante contra a influenza.

Dia D

Alguns dos grupos da segunda fase farão parte do próximo dia D, que ocorrerá no sábado, dia 30, das 8h às 16h. Poderão receber a dose contra Influenza crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, puérperas, gestantes, idosos (60+), profissionais de saúde e professores.

Os pontos de imunização no sábado estarão nos shoppings Aracaju Parque Shopping, Riomar e Jardins, na sede do Ipesaúde, bairro São José, em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs que disponibilizarão as vacinas contra a influenza no sábado serão: Augusto Franco, Niceu Dantas, João Bezerra, Roberto Paixão, Celso Daniel, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Osvaldo de Souza, Amélia Leite, Cândida Alves, Francisco Fonseca, Carlos Fernandes, Eunice Barbosa, João Cardoso, José Machado, Renato Mazze Luca, José Calumby, Onésimo Pinto e Carlos Hardman.

Foto: Marcelle Cristinne

  Editoria: