Prefeito e secretários discutem andamento das obras com recursos do BID em Aracaju

Prefeito e secretários discutem andamento das obras com recursos do BID em Aracaju
maio 12 15:58 2022

 

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, nesta quinta-feira, 12, os secretários e técnicos responsáveis pelos projetos que estão sendo executados com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento, o BID, na capital sergipana. Entre os projetos estão a avenida Perimetral Oeste, a revitalização completa do Parque da Sementeira, o Parque Ecológico Poxim, além de praças, ecopontos,  centros de assistência social e escolas. A gestão firmou convênio com o BID no valor de 75 milhões de dólares (mais de R$ 385 milhões, na cotação de hoje).

“Tenho acompanhado de perto o andamento dos projetos, para irmos ajustando os pontos e para que sejam executados da maneira mais célere possível. São obras extremamente relevantes para Aracaju, para o desenvolvimento social e sustentável da nossa cidade. Há obras já finalizadas, como algumas praças no bairro 17 de Março e ecopontos; há outras obras em execução como a primeira etapa do Parque da Sementeira, e outras em licitação, como a avenida Perimetral Oeste, uma das maiores iniciativas de mobilidade urbana que serão realizadas no município. De modo geral, o trabalho segue muito bem, mas é fundamental acompanhar de perto para evitar atrasos”, afirmou o prefeito.

Na reunião, os gestores discutiram os valores já aplicados nas obras, trataram das desapropriações que serão realizadas na região por onde passará a nova avenida, além de indenizações às famílias,  e definição de terrenos onde serão erguidas algumas das obras, como os ecopontos e os centros de assistência social. O prefeito também cobrou um cronograma mais detalhado das obras e dos ajustes nas contrapartidas financeiras, para adequação ao orçamento do município.

“Construindo para o Futuro”

Assinado no final de 2019, o contrato com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) destina recursos para o programa “Construindo para o Futuro”. Já em plena execução, o convênio prevê obras para diversas áreas da cidade, com foco no desenvolvimento social e urbano do município. Entre os projetos já concluídos e entregues à população estão quatro praças no bairro 17 de Março, um ecoponto no bairro Ponto Novo e outra estação de entrega voluntária no bairro Inácio Barbosa. Além disso, também está em andamento a construção de mais quatro praças, no 17 de Março, duas no bairro Santa Maria, e a revitalização do Parque Governador Augusto Franco, a Sementeira, que já conta com novo cercamento, nova área de estacionamento e paisagismo.

O programa financiado pelo BID inclui, ainda, a construção de uma Casa Lar e de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos no 17 de Março e já licitados, a construção de mais três ecopontos (nos bairros 18 do Forte, Jardim Centenário e Farolândia), a infraestrutura de unidades habitacionais no Lamarão, além de projeto topográfico e urbanístico do Parque da Sementeira. Os trechos 1 e 4 da avenida Perimetral Oeste, o Inventário de Urbanização de Aracaju (zona Sul), e estudos para a implantação de uma unidade de conservação no Lamarão, também fazem parte do pacote de ações, previsto para ser executado até 2024.

Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos, Bruno Moraes, Sérgio Ferrari, Simone Santana, Augusto Fábio Oliveira, Evandro Galdino e o procurador geral do município, Sidney Cardoso, além dos técnicos que atuam no financiamento.

Foto: Ana Lícia Menezes

  Editoria: