Prefeito de Porto da Folha ameaça professor por colocação de faixa

Prefeito de Porto da Folha ameaça professor por colocação de faixa
outubro 01 18:08 2018 Imprimir Conteúdo

Por Caroline Santos – Sintese

O administrador proferiu ameaças ao professor que colocava faixa na entrada da cidade cobrando o reajuste do piso, bem como ameaçou a retirada da própria faixa.

Na última sexta, dia 28, José Millano Costa Freire, conhecido como professor Millano foi vítima de ameaças proferidas pelo prefeito da cidade, Miguel de Dr. Marcos.

O prefeito não se agradou com uma faixa que o professor, que é coordenador da sub-sede Alto Sertão colocava, frise-se, em uma propriedade particular na entrada da cidade, na ocasião em que acontecia a Vaquejada de Porto da Folha (maior festividade municipal). A faixa cobrava do prefeito o pagamento do reajuste do piso, em atraso há 3 anos. Ao assumir a prefeitura em 2017 o prefeito retroagiu o vencimento base da categoria para o piso de 2015, reduzindo a remuneração dos professores e das professoras.

A administração de Miguel de Dr. Marcos em audiência com o SINTESE confirmou que tem conhecimento da dívida com o magistério tendo, inclusive, informado que tem recursos para pagar o reajuste, mas até agora não faz cumprir a lei do piso.

A direção do SINTESE presta solidariedade ao companheiro Professor Millano e ao mesmo tempo repudia a ação do prefeito. Vale lembrar que vivemos uma democracia e a atitude do gestor municipal desrespeitou não somente ao professor, mas a categoria e entidade sindical, além também ao direito de liberdade de expressão, pois o professor Millano estava em seu direito, como cidadão, como professor e como representante da categoria em Porto da Folha de questionar o descumprimento do pagamento do reajuste do piso salarial pela gestão.

O professor Millano prestou boletim de ocorrência.

  Editoria: