PMA inicia nos mercados distribuição de máscaras recebidas da parceria Itaú/Fecomércio

PMA inicia nos mercados distribuição de máscaras recebidas da parceria Itaú/Fecomércio
julho 16 06:29 2020 Imprimir Conteúdo

A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quarta-feira, 15, a entrega de máscaras em tecido a permissionários dos mercados municipais. Na ocasião, cerca de 1.500 itens de proteção (reutilizáveis) foram distribuídos entre os comerciantes que estão autorizados a exercer suas atividades no mercado Maria Virgínia Leite Franco, região central, e mercado vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco.

As máscaras são oriundas de doação feita à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) pelo Banco Itaú, por meio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. No total, foram entregues 10 mil máscaras.

Com essa ação de distribuição, o Município intensifica o trabalho de sensibilização e de combate ao novo coronavírus nos centros de compras da capital. “Através da iniciativa, reforçamos a necessidade do uso de máscara por parte dos permissionários. A medida garante uma maior preservação da saúde dos comerciantes e, consequentemente, dos consumidores. O processo será extensivo aos demais mercados e, também, às feiras livres da capital”, destaca o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Entre as medidas preventivas já implementadas nos mercados pela empresa municipal, com o mesmo objetivo, estão a redução do horário de funcionamento (5h30 às 13h30); atuação dos fiscais para promover orientações acerca da não aglomeração e do distanciamento social; marcação do piso no acesso aos caixas eletrônicos; fixação de material informativo; sinalizadores, organização e redução dos acessos; instalação de dispensers com álcool em gel.

“Instalamos em pontos estratégicos dos mercados dispensers fixos e móveis (pedal gel) contendo o produto. As equipes da Emsurb estão atentas para acompanhar a regularidade do uso de máscara, tanto por parte dos permissionários, como dos consumidores, esses últimos, ainda nos acessos aos espaços”, acrescenta o presidente da Emsurb

Comerciante no mercado Virgínia há 30 anos, Lena Santos elogiou a ação da Prefeitura de Aracaju e da parceria. “Esta é uma iniciativa muito boa, pois reforça a importância da proteção para evitar que o vírus se espalhe. Precisamos ter consciência e continuar usando máscaras”, disse a vendedora de frutas.

“O uso da máscara é importante para se prevenir contra a doença. Com os índices aumentando, precisamos nos precaver ainda mais para que possamos trabalhar com tranquilidade”, destacou Walter de Menezes, que comercializa farinha há mais de 50 anos no mercado central.

O comerciante Edywesley Jesus ressaltou a necessidade de cada um fazer a sua parte. “Além das medidas de prevenção já disponibilizadas pela Emsurb, aqui no meu estabelecimento ofereço também o álcool em gel, faço a limpeza do balcão, a cada hora, e procuro manter o distanciamento social com o meu cliente”.

No mercado Milton Santos, o vendedor de coco, Elias dos Santos, elogiou a ação do dia e disse não se descuidar na hora de comercializar seu produto. “Quando atendo meu cliente, evito receber dinheiro em espécie, optando pelo pagamento em cartão, uso sempre a máscara e ofereço álcool em gel”, explicou.

Vendedor de mariscos no espaço de compras do Augusto Franco, João Ramos reconheceu a importância da distribuição do item. “A entrega dessas máscaras é muito positiva, pois permite que a gente continue trabalhando e se cuidando. Mais uma vez, a administração municipal está de parabéns”.

Foto: Felipe Goettenauer

Assessoria de Relações Institucionais e Comunicação da Emsurb

 

  Editoria: