Os monte-alegrenses festejaram o 1º Aniversário do Sarau no Coreto

by Munir Darrage | 30 de julho de 2018 05:41:54

O município de Monte Alegre de Sergipe, situado no alto sertão sergipano, nos últimos tempos respira ar de cultura, devido às ações que são desenvolvidas por estudantes, professores e amantes da cultura local. No último sábado, 28/07/18, a população monte-alegrense e visitantes festejaram o 1º Aniversário do Sarau no Coreto. Esse projeto vem dando visibilidade ao município no cenário regional, estadual e nacional.Quando os idealizadores, Carlos Alexandre e Matheus Borges, tiveram a ideia de usar o Coreto da praça em prol do incentivo, resgate e fortalecimento das manifestações culturais do município não pensaram como esta ação iria se solidificar e promover um reboliço no município.

Monte Alegre de Sergipe não é um município desprovido de cultura, muito pelo contrário. É rico em raízes culturais que precisam ser destacadas, mas o que mais faltam são ações que oportunizem a todos.

O que era apenas ideia se materializou no dia 15 de julho de 2017, com a realização da 1ª edição do Sarau. Nessa edição, não houve temática, visto que os idealizadores não sabiam como as pessoas iriam recepcionar a ideia. O tempo passou e foi mostrando que eles estavam no caminho certo. O Sarau havia chegado para fazer parte do CALENDÁRIO CULTURAL deste lugar.

Por esse motivo, o Sarau no Coreto sobreviveu/sobreviverá ao tempo, resistindo aos olhares contrários, porque é um espaço de todos, não há lado político, religioso, étnico, sexual etc. Cada cidadão/cidadã tem direito de expressar e expor a sua arte. Não há nenhum cunho financeiro, pois esta ação é movida graças à solidariedade de alguns estudantes, professores, comerciantes, enfim, cidadãos/cidadãs monte-alegrenses.

As edições posteriores trataram de diversas temáticas: Independência do Brasil (setembro)/ Criança: o nosso amanhã (outubro); Emancipação Política de Monte Alegre de Sergipe (novembro); Família e religião (dezembro); Reggae (janeiro); Capoeira (fevereiro); Mulher, a rosa mais bela do jardim da vida (março); Política: a política pública desejada por todos os cidadãos (abril); Cordel (maio) e em junho foi realizado o Arraiá do Sarau debatendo sobre o Meio Ambiente.

Durante as edições contaram com o apoio dos estudantes recitando poemas, aos quais agradecemos imensamente; dos grupos musicais DiVersos, Brock, Matriz e Forró Alegre; dos cantores Jorge Zion, Seu Humberto, Seu José, Givaldo Silva, Ademir Quaresma, Aritana, Zé Machado e seu Zuza. Os participantes assistiram monólogo com Joana Melo, projeto de assistência aos cães de rua foi lançado por Nubia Lafayette e Janison Correia, memória do pastoril foi contada e a roda de capoeira apresentada.

Durante esse ano, o sentimento é de GRATIDÃO a todos que ajudaram na materialização da ideia. Os sonhadores reafirmam que este não é um espaço de um único ser, mas de todos aqueles que valorizam, incentivam e apoiam as manifestações culturais. Agradecem de modo especial à Jeane da Sorveteria Parati, aos proprietários, David e sua esposa, do Açaí e Sorveteria Kiume, ao Felipe Sonorização, à Silvânia (Sônia) da Clínica Fabrine, ProfªMárcia Fernanda e ProfªMartha Daniele por estaremsempre a disposição.

A comemoração do 1º aniversário contou com a apresentação do grupo musical “Forró Alegre”, Quadrilha “Ouro Branco” do Povoado Santa Rosa do Ermírio –Poço Redondo, Grupo Teatral “Foi por Você”, Grupo Musical DiVersos, Moda de viola com os irmãos seu Humberto e seu José, Cantores Matheus Borges e Givaldo Silva.

Os desbravadores ressaltam a importância de cada cidadão e o poder público apoiarem este projeto. No Sarau há resgate, valorização, revelação e incentivo ao artista, ator, atriz, escritor, escritora, cantor, cantora, contador de história, ao homem e à mulher que valoriza um Monte Alegre de Sergipe encantador de cultura.

Desejam VIDA LONGA ao SARAU NO CORETO!

Por Carlos Alexandre N. Aragão

Source URL: http://espacolivrenoticias.com.br/os-monte-alegrenses-festejaram-o-1o-aniversario-do-sarau-no-coreto/