Operação especial do ITPS fiscaliza aproximadamente 2100 ovos de Páscoa

Operação especial do ITPS fiscaliza aproximadamente 2100 ovos de Páscoa
abril 12 16:01 2019 Imprimir Conteúdo

A operação especial ‘Páscoa’, deflagrada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) entre os dias 8 e 12 de abril, resultou na fiscalização de aproximadamente 2100 ovos de Páscoa.

A operação foi realizada em lojas do comércio varejista de Aracaju e teve como foco, a fiscalização dos brinquedos, oferecidos como brindes, em ovos de páscoa. Todos os brinquedos fiscalizados estavam regulares, ou seja, com selo do Inmetro, indicação da faixa etária, informações do fabricante e orientações para manuseio, e livres de partes perfurantes ou cortantes.

Os ovos de páscoa com brindes externos foram fiscalizados in loco. Já os ovos com brinquedos na parte interna foram coletados e analisados no Laboratório de Pré-Medidos do ITPS. O material coletado será encaminhado para doação a instituições beneficentes.

De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a ausência de irregularidades é reflexo das conscientizações promovidas pelo ITPS, e pelo Inmetro em todo o país. “Os fiscais estão nas ruas diariamente, atuando para que fabricantes e comerciantes coloquem no mercado somente produtos em conformidade com os padrões de saúde e segurança”, explica.

Apesar dos bons resultados, os consumidores devem estar atentos e observar a presença do selo do Inmetro nos brindes dos ovos de Páscoa. “Os consumidores também são os nossos olhos. Então, ao se deparar com um ovo de Páscoa e um brinde sem o selo do Inmetro, o consumidor deve denunciar a situação à Ouvidoria do ITPS, e claro, não comprar esse produto”, reitera o diretor-presidente.

Verificação de peso

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, revela que a operação especial ‘Páscoa’ também contou com uma segunda etapa, na qual os agentes fiscais coletaram ovos de páscoa, barras e caixas de chocolate, para verificar se o peso descrito na embalagem corresponde ao verdadeiro peso do produto. “O trabalho do agente fiscal é proteger o consumidor, garantindo que ele está levando para casa a exata quantidade de chocolate descrita no produto, excluindo-se embalagem e brinde”, detalha Maria Inêz.

As verificações de peso dos chocolates acontecem no Laboratório de Pré-Medidos do ITPS, com a presença dos representantes dos fabricantes. As análises estão em andamento e a previsão é que os resultados sejam divulgados até o dia 17.

Dúvidas e denúncias

Os consumidores que desejarem tirar dúvidas ou fazer denúncias devem entrar em contato com a ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email  ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento também pode ser feito de forma presencial na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de julho.

Por Verlane Estácio

Foto assessoria

 

  Editoria: