Obras na Ilha Mem de Sá e Povoado Caibros serão concluídas em novembro

Obras na Ilha Mem de Sá e Povoado Caibros serão concluídas em novembro
setembro 26 10:10 2018 Imprimir Conteúdo

O silêncio peculiar da natureza, onde é fácil escutar o ruído dos ventos balançando os galhos das árvores agora, dividem espaço com o desenvolvimento. Trata-se da presença dos operários que trabalham na construção dos Atracadouros do Povoado Caibros e na Ilha de Mem de Sá, ambos localizados no município de Itaporanga D ‘Ajuda. As obras são de responsabilidade do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e realizadas por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Banhados pelas águas do Rio Vaza Barris, os dois povoados estão recebendo obras estruturantes que irão contribuir definitivamente na rota do turismo sergipano. Para isto, estão sendo investidos mais 2 milhões de reais nas duas localidades, viabilizadas por uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prazo de conclusão das obras está previsto para novembro de 2018.

O barqueiro Marcos Antônio Santos, que trabalha no setor há mais de 20 anos,  relata que já conta os minutos para a conclusão da obra que irá possibilitar uma melhor qualidade de vida para sua família e a comunidade. “Moro há 45 anos neste povoado e somente agora vejo uma luz. O único acesso até a ilha é pelo rio e com a construção deste píer, teremos mais visitantes e assim poderei aumentar a minha renda realizando o serviço da travessia com mais segurança”, disse.

Quem também se mostra bastante otimista com a nova infraestrutura na Ilha Mem de Sá é o comerciante Genison Narcizo Santos, proprietário de um bar às margens do rio. “Este atracadouro vai atrair mais turistas e com isso, virá junto o desenvolvimento que todos nós sonhamos. Já tenho esse bar a um algum tempo e nunca imaginei que uma obra deste porte chegaria aqui”, relatou.

Estrutura

O ponto de acesso até a Ilha Mem de Sá é pelo povoado Caibros. Neste local, além do atracadouro, serão construídos uma rampa para descida de embarcações, estacionamento, calçamento, área de paisagismo, iluminação e quiosques.

Gastronomia na ilha

Cercada pelas águas do Rio Vaza Barris, a pequena faixa de areia da Ilha Mem de Sá tem como o seu principal atrativo a gastronomia formada principalmente por mariscos da região. E, com a ideia de fomentar o turismo local e proporcionar uma melhor infraestrutura gerando mais qualidade de vida aos moradores, seguem em construção uma área de calçamento, área de paisagismo, iluminação e quiosques de sombra, ou seja, melhorias que totalizam uma área de 462m² na localidade.

Foto Acrisio Siqueira

Por Danilo Cardoso

  Editoria: