O papel da Gestão de Pessoas em tempos de Covid-19

O papel da Gestão de Pessoas em tempos de Covid-19
novembro 16 14:44 2020

 

Por Neto Rosa

Precisamos ter em mente que estamos vivendo um tempo sem precedentes na história da humanidade. Com isso, as organizações também sofreram. De uma hora para a outra, as pessoas precisaram sair do ambiente de trabalho convencional para um modelo que não é tão utilizado no Brasil, o home-office.

Em um tempo se está trabalhando com o colega ao lado, e logo em seguida a residência se torna o novo ambiente de produção. Por conta disso, as situações experimentadas foram as mais diversas possíveis, como por exemplo, a comunicação um pouco mais demorada com o colega ou mesmo com o chefe imediato.

Sabemos que somos seres de relacionamento, e por isso, temos a necessidade da troca de mensagens, informações e no ambiente de trabalho não é diferente. A Gestão tem total importância para um bom ambiente corporativo em tempos de Covid-19, já que as pessoas estão vivendo um novo jeito de trabalhar. A Gestão vem com a finalidade de ter um planejamento estratégico bem estabelecido, para que mesmo o colaborador não estando por perto, entenda o propósito da empresa.

De acordo com o texto do Portal IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, um dos papeis primordiais do gestor é conhecer aspectos da Gestão de Pessoas para poder preparar as equipes durante situações de pressão e conflito. Por conta do momento de instabilidade que estamos vivendo, muitos colaboradores carregam um sentimento de que a qualquer momento ele também poderá ser demitido. Por isso, o gestor precisa deixar claro o objetivo pelo qual esse colaborador é importante para empresa. Como o gestor pode fazer isso? Promovendo reuniões de avaliação com os colaboradores, momentos para expor como a empresa foi afetada com a situação da pandemia, entre outros.

Por muitas vezes os gestores acreditam que eximir o colaborador de saber da saúde financeira da empresa é uma coisa boa, mas nem tanto! Claro que existe uma pirâmide hierárquica de responsabilidades, e por isso o gestor é dotado de habilidades para entender isso. É sabido de todos que existem informações inerentes apenas a gerentes e diretores, mas também existem informações importantes para a equipe de produção.

De forma geral, acredito que o papel da Gestão em tempos de pandemia é proporcionar um ambiente confortável entre colabores, a consciência do propósito pelo qual eles estão na empresa, e também ser transparente com aqueles que fazem parte da instituição.

  Editoria:

Assuntos relacionados