O discurso governista é contra JB

O discurso governista é contra JB
maio 13 07:49 2022

Por Adiberto de Souza *

Mesmo que seja o indicado candidato ao Senado, o emedebista Jackson Barreto terá contra ele o discurso dos próprios aliados que, andam e viram, lembrar da situação deplorável em que o governador Belivaldo Chagas (PSD) recebeu o estado das mãos de JB. Outro dia, o próprio pessedista declarou ter recebido o governo em petição de miséria, com os salários dos servidores atrasados e as rodovias tão esburacadas quanto tábuas de pirulito. O pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) também já usou esse mesmo discurso para elogiar a forma como Chagas tem administrado Sergipe, ressaltando justamente a colocação da folha de pessoal em dia e a recuperação das rodovias. Portanto, caso venha a ser indicado candidato ao Senado, coisa pouco provável, Jackson vai ouvir em seu próprio palanque que o governo dele foi uma tragédia. Ora, quem tem aliados assim, não precisa de adversários. Pior é que Barreto não pode fazer nada para mudar esse discurso dos governistas. Misericórdia!

Vaquinha virtual

A partir de domingo agora, os pré-candidatos já podem realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding. Pelas regras eleitorais, a arrecadação será feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral. A liberação dos recursos apurados pela vaquinha está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária. Nessa crise braba, o difícil é encontrar quem queira participar da vaquinha. Marminino!

Pé fora do barco

O Republicanos pode abandonar o barco governista. A legenda já decidiu permanecer na canoa do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ainda não definiu sobre os palanques estaduais. Em outras palavras: caso a executiva nacional aprove apoio aos pré-candidatos a governador alinhados com o Palácio do Planalto, o Republicanos dos pastores Jony Marcos e Heleno Silva abandona o escale de Fábio Mitidieri (PSD). Em 2018, os dois reverendos também saltaram da embarcação governista poucos meses antes das eleições. Segundo o ditado popular, cesteiro que faz um cesto, faz um cento, e, tendo cipó e tempo, faz duzentos. Home vôte!

Progressistas em festa

Realizado ontem em Aracaju, o Congresso estadual do Progressista superou as expectativas da organização. Um grande número de filiados e simpatizantes dos pré-candidatos lotaram o Clube do Banese para discutir sobre as eleições deste ano. Postulante a uma cadeira no Senado, o deputado federal e presidente da sigla, Laércio Oliveira, lançou as chapas para o Legislativo: “Queremos, pelo menos, três cadeiras na Assembleia, duas na Câmara Federal e uma no Senado”, discursou Laércio. Recém filiada ao Progressista, a senadora Maria do Carmo Alves prestigiou o evento político. Então, tá!

Prefeitos premiados

Os vencedores do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor serão conhecidos nesta sexta-feira, em solenidade marcada para às 17 horas, quando também acontecerá a entrega da premiação. A iniciativa visa reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Das 35 propostas inscritas, 25 estão disputando a premiação. Os vencedores das sete categorias representarão Sergipe na etapa nacional do Prêmio, que será realizada em Brasília no dia 28 de junho próximo. Supimpa!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Dos princípios mais característicos da República faz parte este sonoro chamamento: achegue-se quem não tem medo da luz. Achegue-se que a messe é farta.”. É vero!

Queimando lenha

Com o botijão de gás sendo vendido em Aracaju por até R$ 137,00, conforme pesquisa divulgada ontem pelo Procon, tem crescido o número de famílias usando o precário e poluente fogão a lenha. Muita gente também arrisca a vida utilizando álcool para cozinhar o pouco de comida que consegue. Não bastasse as dificuldades para adquirir algum alimento, os deserdados pela sorte ainda têm que se virar nos tinta para cozinha-lo. Enquanto isso, os bem alimentados congressistas discutem fórmulas mágicas para derrubar dos combustíveis. Só Jesus na causa!

Visita à UFS

E o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) deu com os costados, ontem, na Universidade Federal de Sergipe. Foi visitar o reitor Valter Joviniano. O fidalgo estava acompanhado do filho e deputado estadual Talysson de Valmir (PL) e do presidente da Câmara de Itabaiana, vereador Marcos Oliveira (União Brasil). Na conversa com o reitor, Valmir destacou a importância da integração do ensino superior com a sociedade, como estratégia de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Lembrou que quando prefeito foi parceiro da UFS, por entender “a importância da educação como instrumento de transformação social”. Ah, bom!

Calçadas mal cuidadas

E quem sempre reclama da má conservação das calçadas de Aracaju é o vereador Breno Garibalde (União Brasil). Segundo ele, é quase impossível andar por elas, principalmente se você é idoso, está levando carrinho de bebê, tem mobilidade reduzida ou possui alguma deficiência. Por causa da falta de manutenção das calçadas, “as pessoas andam na rua, ao lado do meio fio. Isso é grave e precisa mudar”, alerta. E é grande o número de pedestres que se arriscam nas mal cuidadas calçadas da capital: conforme estudo do Setransp, 70% da população de Aracaju anda a pé e utiliza transporte público. Danôsse!

Abaixo o machismo

A vice-prefeita de Aracaju, delegada Katarina Feitoza (PSD), revela ter enfrentado um machismo muito grande quando ingressou na Polícia Civil de Sergipe. Segundo a distinta, a coisa é tão complexa que ela achava normal. Katarina diz que hoje percebe o quanto de preconceito teve que enfrentar. “Coisas do tipo ‘uma mulher, de salto alto, vai resolver o problema da segurança pública?’. E eu mostrei que a gente consegue fazer tudo, de qualquer jeito: de tênis, descalça ou de salto alto”, afirma. Crendeuspai!

Corpo fechado

Aos supersticiosos um lembrete: hoje é sexta-feira 13. Para quem não acredita em crendices não é nada, não é nada e não é nada mesmo! Porém, pelo sim e pelo não, é melhor não passar embaixo de escadas e evitar cruzar com gato preto, pois como dizem por aí, “no creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Pé de pato mangalô três vezes!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Tribuna de Aracaju, em 30 de agosto de 1932.

É editor do Portal Destaquenotícias

  Editoria: