No mês de abril foram registrados 53 casos de intoxicação infantil por medicamentos

No mês de abril foram registrados 53 casos de intoxicação infantil por medicamentos
maio 04 16:30 2018 Imprimir Conteúdo

 

A secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e do Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox), está se somando aos Conselhos Regionais de Farmácia e de Medicina para disseminar junto à população sergipana a necessidade de combater a intoxicação infantil por medicamentos. A preocupação se justifica pelo crescimento do número de casos. Somente no mês de março passado, 53 crianças foram vítimas de intoxicação por ingestão de remédios, segundo registro do Ciatox.

As intoxicações se manifestam, em geral, nas regiões gastrointestinal e neurológica, bem como em forma de alergia, segundo informações do coordenador da Vigilância Sanitária, médico veterinário e sanitarista João Farias, que no final da tarde desta quinta-feira, 3, participou da palestra de lançamento do livro “Medicamento não é brinquedo”, do farmacêutico pernambucano Flávio Lago, no Museu da Gente Sergipana.

O nome do livro é também o tema da campanha do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe e compõe a programação alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em cinco de maio. “Estamos somando esforços no sentido de conscientizar as famílias da importância de manter medicamentos e mesmo outros produtos perigosos à saúde, como os de limpeza, fora do alcance das crianças. Essa medida reduziria a incidência de casos de intoxicação”, comentou o coordenador.

João Farias destaca que a criança segue muito o exemplo dos adultos. Então, se ela vê uma pessoa tomando remédio e ela tem acesso a esse medicamento, faz o mesmo. “Reforçamos a importância de o adulto mantê-los fora do alcance das crianças, guardando-os dentro de caixas fechadas e, no caso daqueles vencidos, ensacá-los em bolsas plásticas e entregá-los no posto de saúde mais próximo”, recomendou.

Fonte e foto SES

  Editoria: