Municípios são mobilizados  para o Dia “D” de vacinação contra a Influenza e Sarampo que ocorre neste sábado

Municípios são mobilizados  para o Dia “D” de vacinação contra a Influenza e Sarampo que ocorre neste sábado
abril 29 10:36 2022

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização, está mobilizando os 75 municípios do Estado, para o Dia “D” da Campanha Nacional de Influenza e Sarampo, que ocorrerá neste sábado, 30. Além da vacinação dos idosos com idade a partir de 60 anos e dos profissionais de saúde, o dia marca também a inclusão de um novo grupo na campanha, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

“Nesta campanha está disponível para os idosos a vacina contra a influenza. Para os trabalhadores da saúde, além da vacina contra a gripe, também está disponível a vacina contra o sarampo, para o trabalhador que nunca foi vacinado com o imunizante ou para quem tem apenas uma dose na caderneta de vacinação, quando deveria ter duas. Já no caso das crianças, devem ser vacinadas com os dois imunizantes, Influenza e Sarampo”, explica a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles.

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 04 de abril e está tendo uma baixa adesão dos grupos prioritários contemplados nesta primeira fase. Os últimos dados disponibilizados pelo setor de Vigilância em Saúde da SES mostram que em Sergipe, 262.585 idosos com 60 anos e mais, estão aptos a receber a vacina que previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza A, entretanto, até esta quinta-feira, 28, apenas 79.483 compareceram às unidades Básicas de Saúde para a imunização, o equivalente a 30%. Em relação aos profissionais da área da saúde, o público estimado para receber o imunobiológico é de 59.555, contudo, o número de trabalhadores que compareceram aos postos de vacinação foi 13.770, ou seja, 23,1%.

Sândala Teles reforça a importância das vacinas. “O período de chuvas se aproxima e com ele os vírus relacionados à Influenza. Então, quanto mais cedo os grupos prioritários procurarem a unidade de saúde para serem vacinados, mais cedo estaremos imunizados. Às Unidades Básicas de Saúde, neste sábado, estarão abertas das 8h às 17h, basta o público prioritário e os responsáveis pelas crianças comparecerem com um documento e o cartão de vacinação para ser imunizado. O dia D é uma oportunidade de melhorar a cobertura vacinal no Estado”, disse.

Os gestores municipais têm sido orientados pela secretaria a adotarem estratégias que tornem ainda mais fácil o acesso às vacinas pela população, conforme informou a gerente. Além disso, até esta quinta-feira, 28, a SES distribuiu todos os imunizantes necessários para os 75 municípios realizarem o Dia D.

Com informações e foto da SES

  Editoria: