Mas afinal, o que faz um Social Media?

Mas afinal, o que faz um Social Media?
novembro 28 06:57 2020

 

Por Carlos Augusto

Por várias vezes acabei ouvindo cochichos das pessoas com esse tipo de pergunta, sempre que eu mencionava o que fazia. Engraçado é que muitas delas após um tempo acabaram se tornando clientes por meses e até anos. Trabalhar de casa, na internet, soa meio preguiçoso para uma certa parte da sociedade, e vejo isso com normalidade afinal ser social media é uma coisa de poucos anos pra cá, e com certeza a minha vó não entende bem com o que eu trabalho rs! Mas como empreendedor digital, me preocupa ver que outros empreendedores experientes, com os seus negócios sólidos no mercado, ainda estão com a cabeça fechada pra essa nova função do mercado digital. Muitos não fazem ideia nem que precisam de um social media nas suas empresas, e faz dessa função uma carga a mais pra um secretário, ou secretária.

Vou listar aqui rapidamente 5 funções de um Social Media, funções essas que executadas por um profissional, pode levar uma empresa do fundo do poço à um faturamento jamais obtido.

São elas: Gerenciamento de redes sociais, planejamento de conteúdo, criar estratégias de engajamento, análise de audiência e métricas das redes, interação e criação de relacionamento com os clientes ou audiência.

O social media é responsável por gerir as redes sociais de uma empresa criando estratégias para o seu crescimento e cumprimento do seu objetivo principal, ele é especialista e sabe utilizar todas as ferramentas da rede social posicionada para que isso aconteça. Também é responsável pelo planejamento e criação do conteúdo que será postado, afinal nenhuma empresa, ou influenciador consegue atingir seus objetivos posatando fotos de produtos ou de si mesmo no caso do influenciador. E nada disso adiantaria se não fosse a nossa expertise em análise de métricas específicas das redes sociais. É através dessa análise que identificamos como conseguiremos atingir as nossas metas; É testando e priorizando os conteúdos que deram mais certo, calculando horário e já partindo para a última função, dessa forma conseguimos fazer com que a interação e o relacionamento seja feita com eficiência qualificando ainda mais a audiência do perfil. Então o Social Media é uma das funções mais importantes hoje de uma empresa que quer crescer. E isso sem as redes sociais que são hoje os principais canais de comunicação do mundo, é impossível.

Carlos Augusto – Especialista em Gestão de redes sociais e Marketing