Maria destaca necessidade de ampliar ações para preservar trabalhadores

abril 28 08:17 2022

 

Números divulgados, preliminarmente, pelo Radar SIT – plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência – mostram que, no ano passado, o Brasil registrou mais de 423 mil acidentes de trabalho. Isso corresponde a uma média de 1.159 registros por dia. “São números que ainda nos preocupam e revelam a necessidade de avançarmos em termos de políticas de prevenção nos espaços laborais”, disse a deputada estadual Maria Mendonça (PDT), autora da Lei que instituiu o Abril Verde em Sergipe.

De acordo com os dados, do total de trabalhadores atingidos, cerca de 134 mil necessitaram de tratamento por período maior de 15 dias; aproximadamente 1.700 faleceram. “Por isso a importância de mobilizar a sociedade em torno da Campanha Abril Verde, que visa a promoção da conscientização e da importância da prevenção aos acidentes de trabalho e a garantia à saúde do trabalhador”, salientou a deputada.

Levantamentos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que entre 2012 a 2020 foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho no Brasil. O quantitativo representa um gasto previdenciário superior a R$ 100 bilhões e um prejuízo de aproximadamente 430 milhões de dias de trabalho.

Instituição – O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, foi instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em respeito à memória das vítimas de um acidente ocorrido em uma mina no Estado da Virgínia (EUA), em 1969, fato que provocou a morte de 78 pessoas. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, em 2005.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

  Editoria: